Água: um bem precioso

O COMEÇO
O ano é 2015. Durante um período de forte estiagem no interior de Minas, as margens de 30 nascentes da região começaram a perder a força por conta do acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica. Esse assoreamento pode levar as nascentes a não mais contribuir com o curso d´água, diminuindo sua vazão e deixando de ser perene. Na área de atuação da cooperativas, existiam 83 nascentes, divididas entre 23 propriedades. Desse total, 24 estavam devidamente cercadas e conservadas; as outras 59 estavam comprometidas. Localizadas em Área de Preservação Permanente (APP), essas nascentes estavam “abandonadas”, permitindo que animais pisoteassem e assoreassem o local. A cooperativa deu início, então, ao mapeamento da área e levantamento do diagnóstico da situação das nascentes do córrego Canavial. Após essa análise, selecionou as nascentes de acordo com a importância de sua contribuição para a microbacia. O primeiro passo do projeto foi conscientizar os produtores sobre a importância de preservação das nascentes localizadas em suas propriedades, o que foi feito em parceria com órgãos ambientais. Em seguida, a cooperativa adquiriu 58.000 metros de arame, 3.583 estacas, 236 mourões e 1.000 catracas para fazer o correto cercamento das áreas de proteção. Todos os trabalhos foram executados em conjunto com a prefeitura de Patos de Minas e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). No total, 30 nascentes receberam a cerca e o replantio de mudas nativas, preservando uma área total aproximada de 11 mil metros quadrados. Com a preservação das nascentes, cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas diretamente na microbacia do Córrego Canavial, com mais disponibilidade na vazão da água. Ao longo do projeto, 22 produtores contribuíram com a iniciativa participando de ações como cercamento, conservação, replantio e preservação das APPs. Já os funcionários da Cemil foram convidados a participar dos dias de campo, levando seus familiares e recebendo orientações de conscientização.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

C.Vale investe em programa de formação de jovens lideranças
Cooperativa oferece cursos, palestras e treinamentos para jovens e crianças a fim de qualificá-los em conceitos básicos de cooperativismo e empreendedorismo. Programa da C.Vale fortalece processo de sucessão familiar e contribui para a fidelização dos cooperados.

Castrolanda renova CIPA e melhora segurança no trabalho
Ao identificar problemas na CIPA, a Castrolanda atuou para renovar a comissão, tornando-a mais ativa, participativa e integrada. Com um novo plano de ação, reconhecimento para os cipeiros de destaque e elaboração de um livro de registros, a CIPA da Castrolanda apresentou melhorias em diversos critérios avaliados.

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais
Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.

Unimed-BH adota projeto de Gestão da Reputação para melhorar imagem e reagir às crises com mais eficácia
Unimed-BH cria projeto específico para Gestão da Reputação da marca. Iniciativa monitora opinião de públicos estratégicos em relação à cooperativa e permite agir de forma mais rápida e eficaz durante crises de imagem.