Agência verde

A responsabilidade socioambiental está no DNA do cooperativismo. É por isso que esse modelo de negócios costuma surpreender com ideias e projetos inovadores que fogem ao convencional. Ao surgir a possibilidade de instalar uma agência no maior corredor financeiro da cidade de João Pessoa, o Sicredi Evolução – maior instituição financeira cooperativa do Nordeste com R$ 2 bilhões de ativos, mais de 30 mil associados e 21 agências na Paraíba – quis fazer a diferença e projetou uma agência 100% sustentável. Localizada na principal avenida da cidade, ligando o centro à orla, a Agência Epitácio Pessoa reúne tecnologia e inovação à serviço da sustentabilidade. Com estrutura moderna, a unidade foi construída com 22 contêineres, possui isolamento térmico, gera sua própria energia elétrica, aproveita água da chuva e foi construída em apenas seis meses, com baixíssimo desperdício de materiais.
OBRA INTELIGENTE
A agência Epitácio é a primeira agência bancária de grande porte em contêineres da América Latina. Além disso, foi o primeiro edifício a receber o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na capital paraibana. Essa certificação internacional é uma das mais rígidas do mundo e atesta a sustentabilidade de uma edificação em oito dimensões:
-
uso racional e redução da extração dos recursos naturais
-
redução do consumo de água e energia
-
implantação consciente e ordenada, em espaço sustentável, com fácil acesso a meios de transportes sustentáveis, como carros elétricos e bicicletas
-
redução dos efeitos das mudanças climáticas
-
uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental
-
redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção
-
inovação e processos
-
créditos de prioridade regional.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a inauguração dessa agência sustentável do Sicredi Evolução fez a população e os cooperados perceberem a importância de desenvolver um modelo de negócio pautado na responsabilidade socioambiental. Na relação com a cidade, o fato da agência ter um piso elevado, ou em outras palavras, não tocar o solo em toda sua superfície, permite que a água das chuvas possa escoar livremente e ser absorvida pelo solo. Obras assim garantem que não haja alagamentos e que os lençóis freáticos sejam abastecidos. Já os cooperados podem usufruir de uma unidade de atendimento com localização estratégica e de fácil acesso. Estacionamento privativo, carregador de carros elétricos, bicicletário, acessibilidade e coleta seletiva (pilhas e baterias) são outros diferenciais do local. Os funcionários ganharam tanto um novo local quanto uma nova filosofia de trabalho – ainda mais voltada para a importância do meio ambiente no dia a dia. Eles vivem cotidianamente o que é ser sustentável e, assim como os cooperados, usufruem de todo conforto e inovação da agência. Vale destacar: a Agência Epitácio Pessoa Sicredi atingiu o nível Gold da certificação LEED — o mais alto de todos.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Ciência e sustentabilidade: Sicoob Credip apoia desenvolvimento de polo cafeeiro em Rondônia
Região: Norte Categoria: Finanças verdes Ação/projeto: Recuperação da força da cafeicultura de Rondônia a partir da produção sustentável da valorização do agricultor local. ODSs: Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis Objetivo 15 - Vida Sobre a Terra Resultados: Recuperação do potencial produtivo da região Diversidade e inclusão no segmento de cafeicultura Reconhecimento da qualidade do café de Rondônia

Cresol conecta a juventude ao cooperativismo
Região: Brasil Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Juventude Conectada engaja os jovens à cooperativa, de forma a apoiar o rejuvenescimento do quadro de cooperados, fomentar o surgimento de novos líderes e dar apoio à sucessão familiar. ODS: 4 - Educação de qualidade 8 - Trabalho decente e desenvolvimento econômico Resultados: Iniciado em 2020, o projeto Juventude Conectada já soma a participação de mais de 1.200 jovens de 14 estados. O engajamento dos jovens com a cooperativa aumentou e agora eles estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais.

Sicoob União Centro-Oeste fomenta produção de conteúdo com práticas lúdicas e inovadoras
Com a necessidade de padronizar a difusão e aumentar a quantidade dos conteúdos relacionados à cooperativa, o Sicoob União Centro-Oeste criou a Gestão do Conhecimento. Com a ajuda de três ferramentas, a iniciativa fomenta a produção de conhecimento entre os colaboradores de forma lúdica e inovadora.

Mulheres da Coopfam se mobilizam para aumentar protagonismo feminino no campo
Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.