Unimed BH cria Centro de Serviços Compartilhados para aprimorar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços

Contexto e desafios
O crescimento da Unimed-BH gerou a implantação de unidades assistenciais e setores onde, individualmente, cada uma criava a sua forma de ser acionada, seja por implantação de sistemas, criações de regras exclusivas, formulários etc.
O processo e as formas de acesso não estavam bem definidos, gerando dificuldades para solicitação de serviços por outras áreas.
Desenvolvimento e metodologia
Após alguns estudos, decidiu-se pela centralização dos serviços possíveis e de uma ferramenta única para abertura de tickets, gerenciando-se o tempo de execução, bem como o quantitativo de chamados por fila (SLA - Service Level Agreement), através de painéis em tempo real.
Este sistema apresenta uma hierarquia de aprovação para os chamados, criando uma responsabilização para as solicitações. As interfaces foram reduzidas e foram interligados os solicitantes diretamente com o colaborador responsável por dar andamento ao chamado (Manutenção Predial e Biomédica, Administração de pessoal, Cadastros e muitos outros).
Atualmente, é utilizado um sistema de Service Now para gerenciar estes chamados com mais assertividade, agilidade e segurança.
A implantação deste sistema foi dividida nas seguintes etapas:
1 – Avaliação no mercado dos sistemas disponíveis para definir o melhor custo-benefício.
2 – Realização de mapeamento de todos as modalidades (Tickets) que justificassem e seriam possíveis de serem implantadas.
3 – Priorização e aprovação das modalidades a serem implantadas.
4 – Elaboração dos fluxos e SLAs de cada modalidade.
5 – Desenvolvimentos das modalidades no sistema escolhido.
6 – Testes e liberação para utilização.
Na sequência será apresentado um exemplo de Modalidade no Portal de Serviços, referente ao cadastro de fornecedores, onde os Solicitantes iniciam o processo preenchendo os dados no Portal e submetem o chamado para área de cadastro de fornecedores. O Atendente da área analisa se os dados estão preenchidos corretamente. E caso haja alguma pendência, ele envia uma mensagem pelo Portal para o Solicitante informando quais documentos devem ser enviados.
Após o recebimento de toda a documentação e os dados devidamente preenchidos e corretos, o atendente dá o aceite ao chamado, e neste momento, o Portal de Serviços faz a carga dos dados nos dois ERPs da UnimedBH e envia os anexos para o sistema de guarda documental.
Ganhos do processo:
Antes |
Depois |
Ganho |
Os Solicitantes tinham de perguntar na área de cadastro quais documentos eram necessários. |
Durante o preenchimento dos dados do fornecedor, são solicitados os dados e os documentos, o que orienta os solicitantes sobre a documentação necessária. |
Redução de uma fase de perguntas com o preenchimento direto no sistema |
Atendente respondia o e-mail com as informações necessárias |
||
Solicitante envia por e-mail o pedido de cadastro para a área. |
Solicitante Emite chamado |
|
Atendente recebe documentação e analisa os documentos recebidos. |
Atendente analisa se os dados lançados e se os documentos enviados estão ok. |
|
Caso aprovado, Atendente preenche todos os dados nos ERPs da UnimedBH. |
Caso aprovado, o Atendente clica em Importar. Os dados e documentos são transferidos para os dois ERPs e o Sistema de Guarda de Documentos. |
Não há a necessidade dos atendentes digitarem novamente os dados dos fornecedores e enviar os anexos para a guarda de documentos. |
Atendente envia os documentos para áreas de digitalização de documentos por e-mail. |
||
Área de Digitalização carrega os documentos no sistema de Guarda de Documentos. |
Automaticamente o sistema importa os documentos para o sistema de Guarda de Documentos. |
Eliminou-se uma etapa da equipe da Guarda de Documentos. |
Resultados e aprendizados
Ao consolidar as funções de suporte foram reduzidos custos operacionais significativos. Isso ocorre através da eliminação de redundâncias, da padronização de processos e da implementação de melhores práticas.
O CSC centraliza atividades operacionais, o que melhora a eficiência e reduz a duplicação de esforços com economias de escala. Isso resulta em um processo mais rápido e consistente, melhorando a qualidade e o tempo de respostas. Além de possibilitar maior segurança e rastreabilidade dos chamados.
Ao transferir funções de suporte para o CSC, os recursos e talentos foram liberados para se concentrarem em atividades centrais e estratégicas.
Após a implantação desta metodologia, também foram percebidos os seguintes benefícios:
- Facilidade de localização das solicitações de serviços em toda a empresa, indiferente da localização da unidade;
- Padronização das solicitações e atendimentos;
- Controle do tempo de atendimento, para promover a melhoria contínua dos chamados;
- Atualizações dos formulários dos chamados sem a necessidade de divulgação;
- Direcionamento correto dos chamados para os executores dos atendimentos;
- Redução de tempo de atendimento, com o envio para alguns fornecedores dos acionamentos de serviços;
- Implantação de fluxos complexos como, por exemplo, o de Solicitação de contratos, com os registros das aprovações técnicas, jurídicas e dos gestores, feitos em cada etapa do processo sendo arquivados e gerando, no final, um histórico de todas as decisões acordadas;
- Possibilidade de acompanhamento dos chamados pelos Solicitantes;
- Redução de ligações e envio de e-mails entre áreas para solicitar serviços.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Mulheres da Coopfam se mobilizam para aumentar protagonismo feminino no campo
Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.

Troca de saberes na floresta
Objetivo: Promover a viabilidade socioeconômica e ambiental da comunidade por meio da geração de renda e da produção de alimentos em sistemas agroflorestais. Resultados: Renda contínua para os cooperados no curto, médio e longo prazos. Garantia de venda dos produtos produzidos. Aumento da sustentabilidade da produção, já que não há necessidade de desmatamento. Recuperação da biodiversidade, fauna e flora, pelo reflorestamento da região. Melhoria no microclima da região. Fim do uso do fogo nos sistemas produtivos. Geração de emprego e qualificação, pois o sistema agroflorestal necessita de mão de obra especializada nos tratos culturais. Adoção de tecnologia que possibilita acesso a instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais e crédito de carbono. Proximidade com a economia circular, com a busca de eficiência na cadeia produtiva e no aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos para a produção de fertilizantes.

Conselho Social da Unimed Vitória melhora representatividade das especialidades médicas na gestão
Órgão consultivo formado por cooperados de várias especializações médicas discute a macropolítica da cooperativa e formaliza propostas para o conselho de administração. Os membros do conselho social são escolhidos por voto a cada quatro anos e representam todas as especialidades e os municípios onde a Unimed Vitória está presente.

Unimed Cascavel cria identidade visual e ações gamificadas para apresentar planejamento estratégico
Unimed Cascavel cria personagem para explicar e divulgar o planejamento estratégico 2018-2021 em linguagem simples e didática. Cooperativa também disponibiliza ferramentas para que todos os colaboradores acompanhem a execução do plano.