Encontro reúne 70 promotores de cultura do cooperativismo
Com a participação de 90 pessoas, entre elas 70 promotores de 30 cooperativas paulistas, o Sescoop/SP promoveu o IX Encontro Estadual de Promotores de Cultura do Cooperativismo Paulista. “Marketing Cultural, Responsabilidade Social e Sustentabilidade” foi o tema abordado no encontro que capacitou promotores que atuam no programa Mosaico Teatral. “Este encontro é uma das ações mais importantes do Mosaico Teatral, pois junta os promotores de cultura das 24 cidades que compõem o programa. Participantes das equipes trocaram experiências e se integraram mais aos objetivos do projeto", analisa Sueli Gonçalves, coordenadora do Mosaico Teatral.
A iniciativa também contribuiu para a motivação e aprofundamento da capacitação dos Promotores de Cultura para a produção cultural. O evento aconteceu entre os dias 29 de abril e 1º de maio o
Além de colaboradores das cooperativas que integram o Mosaico, também participaram do encontro representantes de secretarias de Cultura de Jaboticabal e da região do ABC, além da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga), patrocinadora do programa Mosaico em Votuporanga. O superintendente do Sescoop/SP Aramis Moutinho Jr. também participou do evento.
A palestra principal do evento foi ministrada por Gisele Jordão, coordenadora de Marketing Cultural na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que falou sobre “Marketing Cultural, Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.
A gerente de Marketing do Sescoop/SP, Cristiane Gonçalves, abordou as possibilidades de se utilizar o Mosaico Teatral como ferramenta de marketing para as cooperativas e apresentou todas as peças gráficas com a identidade visual do Mosaico Teatral 2011.
Outro momento importante do encontro foi o espetáculo Palhaços, que fechou as atividades de sábado. A peça – de Timochenko Webbi, com direção de Gabriel Carmona e os atores Dagoberto Feliz e Danilo Grangheia – ao mesmo tempo divertida e profunda, discute o valor e o peso das escolhas na vida de cada um. Logo após a apresentação, atores e promotores bateram papo sobre o espetáculo.
Também merecem destaque as atividades da Pedagogia da Cooperação, com Sérgio Carvalhal, que integrou e motivou os participantes com jogos cooperativos.
O Encontro de Promotores contou com apoio cultural da Universidade Sagrado Coração de Bauru, que cedeu o Teatro Véritas para a apresentação teatral.
Sobre o Mosaico Teatral - Sucesso absoluto de público, o Mosaico Teatral é desenvolvido desde 2001 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SP), levando espetáculos a municípios paulistas. Neste ano, mais de 120 espetáculos vão ser apresentados em 24 cidades do Estado de São Paulo, cumprindo o objetivo de formar equipes de representantes de cooperativas dispostas a promover a apresentação de peças teatrais. Por meio do programa, o Sescoop/SP e as cooperativas colocam em prática os princípios cooperativistas, especialmente a “Educação, Formação e Informação”, “Intercooperação” e a “Preocupação com a Comunidade”. (Fonte: Ocesp)