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Sistema OCB lança livro sobre comunicação e marketing no coop

  • Artigo Secundário 2

Obra oferece insigths valiosos para comunicar o movimento com sucesso   

O cooperativismo brasileiro acaba de ganhar uma nova ferramenta para fortalecer sua imagem e ampliar sua presença na sociedade o livro: Comunicação e Marketing no Cooperativismo, lançado oficialmente pelo Sistema OCB nesta terça-feira (11), durante a Semana da Competitividade 2025. A obra foi distribuída para todos os participantes em conjunto com o livro O Futuro é Coop, de Martha Gabriel, lançado durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) em maio de 2024. 

Sistema OCB lança livro sobre comunicação e marketing no cooperativismo  O lançamento ocorreu durante a plenária Comunicar para cooperar: estratégias que conectam pessoas e negócios, moderada por Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação da entidade, e com a participação dos especialistas Renan Silvestre, Patrícia Marins e Samira Cardoso, que discutiram os desafios e oportunidades de comunicar um modelo de negócios tão singular como o cooperativismo. “Nosso objetivo com esse livro é oferecer um conteúdo prático, acessível e inspirador, que ajude as cooperativas a se comunicarem com intenção, coerência e impacto”, destacou Samara durante o evento. 

O livro parte de uma constatação que há muito ecoa entre os cooperativistas: o maior inimigo do cooperativismo é o desconhecimento. Embora mais de 23 milhões de brasileiros façam parte de cooperativas, ainda há pouca compreensão sobre como elas funcionam, quais seus diferenciais e como contribuem para o desenvolvimento econômico e social. 

Por isso, a publicação oferece um mergulho profundo nas estratégias de comunicação e marketing voltadas para o universo cooperativista. Os capítulos abordam temas como branding, comunicação, marketing e relacionamento, publicidade e propaganda, storytelling e planejamento, sempre com foco em boas práticas, exemplos reais e ferramentas aplicáveis à realidade das coops.  

A obra também conta com artigos especiais assinados por especialistas como Fred Gelli, Isabelli Gonçalves, Martha Terenzzo, Patrícia Marins, Samira Cardoso e Renan Silvestre que reforçam o papel estratégico da área na construção de reputação e confiança. Além disso, traz cases inspiradores da Aurora Coop, Vinícula Aurora, Unimed, Sicoob, Sicredi, Coopfam e Coop, que transformaram sua comunicação e alcançaram resultados expressivos em engajamento, posicionamento de marca e impacto social.  

 

Vetor de competitividade 

O livro trata a comunicação como um vetor essencial para o posicionamento, a reputação e o crescimento das cooperativas. Ao conectar os princípios do cooperativismo com técnicas modernas de comunicação, a publicação mostra como é possível construir marcas fortes, engajadas e coerentes com seus valores. “Comunicar o cooperativismo é construir pontes entre uma proposta de mundo mais justa e sustentável e as pessoas que ainda não conhecem esse modelo”, reforça um dos trechos da obra. 

O conteúdo também destaca a importância de eixos estratégicos — como propósito, missão, visão e valores — na definição do posicionamento institucional, e orienta sobre como adaptá-los para os diferentes públicos de interesse: cooperados, colaboradores, comunidade, consumidores, entidades reguladoras e demais stakeholders. 

Outro diferencial da obra é mostrar como os princípios do cooperativismo representam um diferencial competitivo autêntico. Eles são apresentados como parte central da narrativa institucional que deve ser comunicada com clareza, emoção e verdade. Ainda entre os destaques da publicação, está a defesa da comunicação como ferramenta de geração de pertencimento, construção de identidade e fortalecimento do vínculo entre a cooperativa e seus públicos. 

Segundo Samara, o livro é resultado da escuta de experiências reais e do diálogo com profissionais da área e se consolida como um guia essencial para lideranças, gestores e equipes de comunicação das cooperativas brasileiras. “Em um contexto em que atenção, reputação e conexão são ativos valiosos, essa obra oferece caminhos para posicionar o cooperativismo com mais força, visibilidade e protagonismo”, destacou.  

 

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