BNDES destaca impactos do cooperativismo de crédito
- Artigo Secundário 1
Estudo apresentado em seminário revela benefícios sociais e econômicos das cooperativas de crédito
O BNDES publicou entrevista com o economista e pesquisador Alison Pablo de Oliveira, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelo estudo que analisou o impacto das cooperativas de crédito na economia brasileira. A conversa, publicada no blog oficial da instituição, destaca os principais resultados do levantamento, que mostra como a presença dessas cooperativas está relacionada ao desenvolvimento econômico, social e institucional dos municípios.
Segundo o pesquisador, os dados apontam efeitos consistentes na geração de empregos, no aumento da renda local, no fortalecimento do agronegócio e na redução da pobreza. Há também reflexos positivos em áreas como educação e inclusão produtiva. “As cooperativas de crédito promovem círculos virtuosos. Elas não só intermediam recursos, mas também induzem desenvolvimento regional com efeitos duradouros”, afirmou Alison na entrevista.
A pesquisa revelou que municípios com atuação cooperativista têm aumento médio de 23% no valor da produção agrícola, redução no número de famílias atendidas por programas sociais e mais matrículas no ensino superior. Durante a entrevista, Alison também trata do papel das cooperativas em momentos de crise — como durante a pandemia — e das possibilidades do modelo de negócios frente aos desafios climáticos.
O conteúdo reforça o destaque que o estudo teve durante o seminário O impacto do cooperativismo no desenvolvimento do Brasil e o apoio do BNDES, realizado em abril, no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo Sistema OCB em parceria com o banco estatal, e contou com a assinatura de um acordo de cooperação entre as duas instituições. Alison foi um dos palestrantes e apresentou os principais dados do estudo durante o painel sobre crédito cooperativo.
Quer saber mais como o cooperativismo financeiro transforma realidades? Acesse a entrevista completa com Alison no blog do BNDES, e entenda os principais impactos nas comunidades brasileiras.