Cooperativismo é celebrado em solenidade da Câmara dos Deputados
- Artigo Principal
Sessão destacou papel transformador das cooperativas no Ano Internacional do Cooperativismo
A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (8), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Arnaldo Jardim (SP), e pela deputada Bia Kicis (DF), também integrante do colegiado, reunindo autoridades, parlamentares e lideranças do movimento para reforçar o papel essencial das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância do reconhecimento internacional ao setor. “O cooperativismo é uma força que transforma a realidade de milhões de brasileiros. Essa sessão é que uma homenagem; é um marco da união entre o Legislativo e o movimento para fortalecer ainda mais nosso trabalho”, afirmou.
Ano Internacional das Cooperativas
Em 2025, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Ano Internacional das Cooperativas com o lema Cooperativas constroem um mundo melhor. A senadora Tereza Cristina (MS), lembrou o impacto do modelo na qualidade de vida da população. “Onde há cooperativas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais alto e as pessoas vivem com mais dignidade. O Brasil é referência para o mundo e precisamos valorizar ainda mais esse setor”, disse.
O deputado Arnaldo Jardim ressaltou conquistas recentes do movimento no Congresso, como o reconhecimento do ato cooperativo na Reforma Tributária e a aprovação do projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação da cultura nacional (PL 357/2025) . “Estamos diante de um setor que reúne 23,4 milhões de cooperados, em mais de 4 mil cooperativas, gerando prosperidade e inclusão social. É nosso dever assegurar que o ambiente legislativo siga favorecendo esse modelo que tanto contribui para o país”, afirmou. nômicas e sociais. “O cooperativismo é uma ferramenta de emancipação econômica e de liberdade, que já provou sua capacidade de superar pandemias, guerras e desafios climáticos”, completou.
Reconhecimento
Durante o evento, o senador Izalci Lucas (DF) reforçou o impacto das cooperativas em diversas áreas, da agricultura à saúde. “Enquanto muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos, as cooperativas seguem firmes e crescentes, fortalecendo o pequeno produtor, o comércio e o acesso a crédito em regiões carentes”, pontuou.
O deputado Evair de Melo (ES) também destacou a função das cooperativas como reguladoras de mercado e promotoras de desenvolvimento. “Onde há cooperativas, o preço médio de venda é maior para o produtor e o de compra é menor para o consumidor. Isso é liberdade econômica na prática”, explicou.
Para o deputado Domingos Sávio (MG), a essência humana do cooperativismo é o que o diferencia. “Mais do que uma organização econômica, o cooperativismo é um movimento de transformação social, que oferece oportunidades aos pequenos e promove inclusão”, disse.
Sistema OCB: uma voz ativa
A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor. “O cooperativismo brasileiro é exemplo de inovação e solidariedade. Nosso papel é garantir que as cooperativas tenham o ambiente propício para crescer e continuar promovendo impactos positivos nas comunidades. Essa união com o Legislativo é fundamental para isso”, afirmou.
Ao final da sessão, foi reforçado o convite para que parlamentares e sociedade continuem apoiando o cooperativismo, especialmente em um ano de tanta visibilidade global para o setor. Como lembrou o presidente Márcio, “mais que gerar números impressionantes, o cooperativismo transforma vidas. E é isso que queremos mostrar ao Brasil e ao mundo: a cooperação é o caminho para um futuro melhor”.