cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Featured

Elas pelo Coop amplia presença feminina no cooperativismo

  • Artigo Secundário 3

Encontro do comitê destacou ações estratégicas e formação de lideranças no movimento  

Representantes de 24 estados participaram, nesta quinta-feira (24), da Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB. Realizado de forma virtual, o encontro reforçou o papel das mulheres na consolidação do cooperativismo brasileiro e apresentou uma série de ações voltadas à formação de lideranças, à intercooperação e ao fortalecimento das iniciativas estaduais do movimento Elas pelo Coop

A reunião, conduzida por Maria Silvana Ramos, secretária executiva suplente do Comitê, e por Maria da Paz Luz da Silva Marques, secretária executiva do mesmo, destacou os pontos focais do comitê, além da atualização sobre projetos em andamento e próximos passos. Atualmente, 17 estados contam com comitês estaduais formados e ativos, com presença marcante em eventos do setor e ações de articulação local. 

Entre os destaques da pauta estiveram o incentivo à criação de novos comitês estaduais, o mapeamento de boas práticas, o compartilhamento de experiências entre asElas pelo Coop amplia presença feminina no cooperativismo participantes e o engajamento contínuo em cursos e formações voltadas à liderança feminina no cooperativismo. 

“Esses espaços de escuta, troca e planejamento são essenciais para que as mulheres cooperativistas tenham cada vez mais protagonismo e voz nos processos decisórios. É a partir desse diálogo permanente que conseguimos identificar demandas, estruturar soluções e inspirar outras mulheres a se engajarem no movimento”, destaca Divani Ferreira, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB. 

Além das ações já em curso, foi anunciada uma futura capacitação voltada às integrantes do comitê, com a consultora Gisele Gomes, sobre o tema Inclusão, Diversidade e Equidade: Uma Liderança Transformadora. A data será definida nas próximas semanas, e a proposta é ampliar o repertório das lideranças femininas, promovendo reflexões e estratégias para um ambiente mais justo e representativo dentro das cooperativas. 

O Elas pelo Coop, iniciativa nacional do Sistema OCB, tem como pilares a representação institucional, a intercooperação e a formação de lideranças femininas dentro do cooperativismo. O comitê atua como instância estratégica para dar visibilidade e sustentabilidade a essas ações, garantindo alinhamento entre as diretrizes nacionais e os esforços estaduais. 

“A cada reunião, fortalecemos essa rede de cooperação e reafirmamos nosso compromisso com a equidade de gênero nas cooperativas. Ver tantas iniciativas locais ganhando força mostra que estamos no caminho certo, construindo um movimento que é coletivo, diverso e transformador”, reforça Divani. 

Nos próximos meses, o comitê deve se mobilizar para a participação no Dia C – Dia de Cooperar –, marcado para 30 de agosto. A ideia é reunir e compartilhar iniciativas locais em torno da data, além de levantar percepções por meio de uma nova pesquisa com as integrantes. Outro ponto será o reforço no compromisso com as formações e o engajamento nas ações de base. 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados