cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Featured

Portas abertas recebe representantes do Sistema Ocern

  • Artigo Secundário 2

Encontro destaca soluções nacionais para impulsionar o cooperativismo potiguar 

Portas abertas recebe representantes do Sistema Ocern O Sistema OCB recebeu, nesta quarta-feira, (21), representantes do Sistema Ocern (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte) para um encontro marcado por diálogo, escuta ativa e alinhamento estratégico. A visita institucional teve como foco principal aproximar ainda mais as duas organizações, fortalecer a atuação conjunta e discutir as principais necessidades das cooperativas potiguares. O evento foi mediado por Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, e Fabíola Nader Motta, gerente-geral da OCB. 

Tania reforçou o papel estratégico do Sistema OCB na defesa e desenvolvimento do cooperativismo e a importância de conhecer a realidade de cada estado para oferecer soluções personalizadas. “Temos cooperativas com perfis muito distintos. Algumas precisam de apoio básico, outras de soluções mais sofisticadas. Mas só conseguimos entregar resultados se tivermos um bom diagnóstico. Por isso, a proximidade com as organizações estaduais é essencial”, afirmou. 

Ela destacou ainda que toda a atuação do Sistema OCB está fundamentada em dados e inteligência, o que dá à organização, força e credibilidade para tratar com o Congresso Nacional, o Executivo e instituições como o Banco Central. “Hoje, não há pauta prioritária do país que não inclua o cooperativismo, seja na Reforma Tributária, no Plano Safra ou em políticas públicas. Mas isso só é possível com base técnica robusta, construída em conjunto com as cooperativas”, acrescentou. 

Fabíola apresentou o portfólio de soluções desenvolvido pelo Sistema OCB, construído de forma colaborativa com os estados. Ela destacou que programas como o Governança e Gestão têm sido adotados como estratégia central por muitas cooperativas, a fim de guiar decisões e fortalecer a eficiência das organizações. “Tudo que está ali foi pensado por e para cooperativas. São soluções específicas, desenvolvidas por especialistas do setor, e mantidas com o investimento das próprias cooperativas. Então, é essencial que elas aproveitem esse conteúdo.” 

O presidente do Sistema Ocern, Eduardo Gatto, ressaltou a importância do momento. “Hoje, quando falamos em Ocern, as pessoas já entendem que estamos falando dePortas abertas recebe representantes do Sistema Ocern cooperativas. Essa construção de identidade leva tempo, mas está avançando. Estamos aqui para reforçar esse caminho e entender como fortalecer ainda mais nosso trabalho no Rio Grande do Norte.” 

Representando o ramo agropecuário, o vice-presidente do Sistema Ocern, Joseilson Medeiros de Araújo, salientou o valor estratégico da visita e a relevância do diálogo institucional com a Unidade Nacional.  “Esta foi uma oportunidade ímpar de promovermos a reaproximação entre as duas unidades. Tivemos uma conversa aberta, esclarecemos várias dúvidas e discutimos caminhos para levar as demandas das cooperativas da nossa base de forma mais assertiva. Esse diálogo é essencial para fortalecer o cooperativismo no nosso estado”. 

O superintendente do Sistema Ocern, Bruno Portela Alves, também avaliou positivamente o encontro e a importância da sintonia entre o plano nacional e as diretrizes locais: “Foi uma oportunidade de visualizar as ações que a OCB Nacional já vem desenvolvendo, muitas delas alinhadas com as diretrizes definidas no Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). A expectativa foi superada. As cooperativas avaliaram de forma muito positiva o encontro, e agora vamos trabalhar no desenvolvimento de uma série de soluções voltadas ao crescimento e fortalecimento do cooperativismo no Rio Grande do Norte”. 

O encontro ainda abordou temas específicos como o papel das cooperativas na agricultura familiar, os desafios enfrentados no acesso a políticas públicas, além dos impactos da estiagem na produção agropecuária do estado. 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados