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Notícias eventos

 

Manejo de inverno para frangos de corte é tema de palestra promovida pelo Grupo GTFoods na Expoingá 2013

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O Grupo GTFoods promove no dia 11 de maio, sábado, as 9h30, uma palestra sobre “Manejo de inverno para frangos de corte”. A palestra é destinada a produtores integrados e interessados na atividade avícola e acontece durante a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá 2013).

Após a palestra será oferecido um almoço comemorativo em que serão premiados os 10 melhores integrados de 2012, através de cálculo de média anual de todos os lotes. “Estaremos premiando também a melhor conversão alimentar do ano de 2012, item de maior importância no processo de criação do frango. A conversão alimentar é fruto de todo o manejo do integrado desde o recebimento do pinto de um dia até a saída do lote”, explica o gerente do Departamenteo Agroindustrial da empresa, Ildeu Canalli Junior.

Além desse evento, o Grupo GTFoods irá manter durante toda a feira um estande onde os produtores e interessados em avicultura poderão conversar com técnicos da empresa sobre produção de frango, linhas de financiamento para avicultores e manejo.

Os interessados em participar da palestra sobre manejo no inverno devem entrar em contato com o supervisor de aviários do Grupo GTFoods, Aguinaldo Bulla, pelo telefone (41) 9911-5068. As vagas são limitadas.


Sobre o Grupo GTFoods
Criado em 2011, o Grupo GTFoods é composto pelas marcas Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango, e a marca Bellaves. A empresa verticaliza a cadeia produtiva desde as matrizes de recria e produção, até a distribuição do produto acabado. Sua força de vendas abrange, no mercado interno, o atendimento de clientes em todo o país, e, no mercado externo, mais de 70 países. 

O Grupo GTFoods teve origem com a empresa Frangos Canção em 1992, na cidade de Maringá. O faturamento bruto previsto para 2013 tem previsão de ser superior a R$ 1 bilhão. Atualmente, o grupo abate aproximadamente 480 mil aves por dia. Mais informações: www.gtfoods.com.br.
(Fonte: GTFoods)
 

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Vem aí o 13º Intercalu: um show de oportunidades ao produtor rural

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A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia (Calu) realizará, entre os dias 14 e 18 de maio, a 13ª edição da exposição agropecuária Intercalu. O evento reunirá cooperados e produtores rurais de toda a região, no Camaru, em Uberlândia. Julgamento e exposição ranqueada de animais da raça Girolando, leilão de elite, shopping de animais, palestras e a 5ª Feira de Negócios Calu fazem parte da programação.

Todo o evento será realizado em um espaço de aproximadamente 2.000 m² de área coberta. No local, fornecedores de produtos agropecuários e veterinários montarão estandes onde vão comercializar itens com preços e prazos para pagamento especiais. “A Calu, em parceria com os fornecedores das suas lojas agropecuárias, vai levar ofertas imperdíveis para a Feira de Negócios”, informa o diretor presidente da Calu, Cenyldes Moura Vieira.
 
Palestras gratuitas - Outra atração do 13º Intercalu é a oportunidade de atualização técnica. No dia 14, será realizado um “Dia de Tecnologia” com o objetivo de levar novidades tecnológicas do setor da pecuária leiteira aos produtores e, nos dias 15 e 16, haverá palestras gratuitas para os participantes. “Nós convidamos palestrantes de peso para trazer aos participantes novas tecnologias na produção de leite. Uma maneira da Calu estimular a profissionalização de seus cooperados e produtores da região”, explica Robin Rodrigues, gerente do Departamento de Assistência Técnica da Cooperativa.
 
1º Copa Marcha - Uma novidade promete diversificar o público do Intercalu. Pela primeira vez, em parceria com a Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas (ACCMMTAN), o evento vai sediar a 1ª Copa Marcha ranqueada da raça.
 
O concurso tem como objetivo avaliar quesitos como a marcha e a estrutura física do animal. “A nossa intenção é divulgar a raça e aproximar os animais do público, além de incrementar as atividades do Intercalu, que é uma feira tradicional e muito importante para o produtor rural”, ressalta o presidente da ACCMMTAN, Marco Valério de Oliveira Ramos.
 
Leilão de Elite e Shopping de Animais - O 13º Leilão de Elite Intercalu e Convidados será realizado no sábado (18/05), a partir das 15 horas, no mesmo local da feira. Na pista, serão apresentados animais de alta qualidade genética. Muitos oriundos do Programa de Melhoramento Genético da Calu que poderão ser adquiridos com o pagamento distribuído em até 24 parcelas.
 
O evento é organizado pela empresa CP Leilões, do leiloeiro Cassio Paiva. Os produtores que têm interesse em levar ou adquirir animais devem entrar em contato com a equipe da leiloeira pelo telefone (34) 3210-5505, para antecipar o cadastro.
 
A mesma orientação é feita aos produtores que vão levar animais para o shopping. Os interessados devem também entrar em contato com a CP Leilões.
 
No shopping de animais, serão comercializados exemplares caracterizados pela alta produtividade. Eles estarão disponíveis para a venda nos pavilhões do parque de exposições, entre os dias 14 e 17. “Vamos dividir o pagamento em até 12 parcelas mensais”, informa Cássio Paiva.
 
Premiação - A cada R$ 1.000,00 em contrato de compras fechado durante a 5ª Feira de Negócios Calu, o cliente ganhará um cupom para concorrer a uma camionete S-10 zero quilômetro. “Um presente para quem prestigiar a Cooperativa. Esperamos um crescimento de 80% no faturamento do Intercalu e esse não deixa de ser um grande atrativo para o produtor”, argumenta Cenyldes Moura Vieira.
 
Transmissão ao vivo - Pela primeira vez, todo o evento será transmitido, ao vivo, pela internet. A empresa Interural fará a transmissão. O link para acesso vai ficar disponível no site da empresa (www.interural.com), bem como no site da Calu (www.calu.com.br).
 
“Inclusive o Leilão de Elite será transmitido, dando a oportunidade para os produtores, que não puderem comparecer ao evento, darem lances”, informa Mário Neto, diretor da Interural.
 
A entrada para o Intercalu é gratuita.
(Fonte: Calu)
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Cooperativismo terá programa nacional de incentivo à solidariedade e à promoção social

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Belo Horizonte (7/5) – Consultas médicas e odontológicas gratuitas, oficinas de artes, apresentações musicais, cursos de reciclagem e muitas outras atividades cidadãs. Tudo isso num único dia. Essa é a essência do “Dia C: Dia de Cooperar”, programa originalmente realizado em Minas Gerais, mas que, agora será realizado nacionalmente. A expansão do programa foi oficializada hoje, com a assinatura de um termo de cooperação entre os presidentes do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
 
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, elogiou a iniciativa da Ocemg de ceder a ideia do Dia C para todas as unidades estaduais interessadas em aderir ao programa. “O Dia C é um programa maravilhoso porque envolve pessoas e propaga o cooperativismo", elogiou. "Esse evento comprova a vocação que nós, os verdadeiros cooperativistas, temos de ‘servir’ a sociedade. Tem  gente que quer apenas ser servido, mas nós somos diferentes".
 
Lopes de Freitas utilizou a palavra “gratidão” para descrever seu sentimento à equipe da Ocemg. "Liderada pelo presidente Ronaldo Scucato, a Ocemg gera resultados, programas e idéias fantásticos", garantiu. 
 
Solidariedade
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, agradeceu o empenho e o esforço das equipes que vieram das unidades estaduais e das cooperativas mineiras a fim de  participar da assinatura do termo de cooperação do Dia C. “É assim, com um objetivo em comum e com a solidariedade de todos, que poderemos, um dia, alcançar o patamar de um país mais justo, mais cheio de igualdade”, comentou Scucato. 
 
Para o líder mineiro, a sociedade precisa conhecer melhor os projetos e as iniciativas desenvolvidas no âmbito do coopeerativismo. “As cooperativas trabalham e ajudam muito as comunidades onde estão inseridas, mas não anunciam, não dão publicidade a essas ações. A única coisa que é noticiada é a comercialização de produtos e serviços. Mas as cooperativas fazem muito mais do que fazer negócios”, enfatizou.
 
A assinatura do termo de cooperação do "Dia C" aconteceu diante de uma assembléia com mais de 100 pessoas, nesta terça-feira (08/05), no auditório da Ocemg, em Belo Horizonte (MG). Representantes do cooperativismo brasileiro, cooperados e profissionais responsáveis pelas áreas de promoção social da unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e das unidades estaduais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte prestigiaram o evento.
 

Entenda o "Dia C"

Idealizado na terra do pão-de-queijo, o Dia C foi criado para estimular a solidariedade e a cooperação, a partir do trabalho das cooperativas mineiras.  O sucesso da iniciativa foi tanto que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) decidiu expandir o programa a todo o Brasil a partir de 2014. 

O piloto nacional do programa será realizado este ano em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Normalmente as ações do “Dia C” ocorrem no primeiro sábado de setembro, mas tendo em vista o feriado de 7 de setembro que, neste cai exatamente no primeiro sábado, a Ocemg decidiu promover a ação no dia 14 de setembro. O tema deste ano terá o mote: “Por que fazer sozinhos se podemos fazer todos juntos?”.

A mascote da ação é uma mão, chamada de “Mãozinha”. Ela simboliza a doação, a união, o compartilhamento e a cooperação, sempre numa via de “mão dupla”. Mais informações sobre o projeto e sobre as ações das cooperativas mineiras poderão ser encontradas no blog:www.minasgerais.coop.br/diac.            

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Vem aí o Dia C Nacional

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Belo Horizonte, 7/5/2013 – Representantes de cinco estados brasileiros – Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte – estiveram reunidos nesta segunda-feira, discutindo os detalhes da expansão do programa de promoção social “Dia C: Dia de Cooperar”.

Idealizado na terra do pão-de-queijo, o programa foi criado para estimular a solidariedade e a cooperação, a partir do trabalho das cooperativas da região. O sucesso da iniciativa foi tanto que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) decidiu expandir o programa a todo o Brasil a partir de 2014. O piloto do programa será realizado este ano em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Em 2012, o “Dia C” mobilizou 217 cooperativas de 231 municípios mineiros, reunindo 37 mil voluntários que beneficiaram 269 mil pessoas, por meio de consultas médicas gratuitas, oficinas, peças de teatros, cursos de reciclagem e muitas outras atividades cidadãs.

“O Dia C é um sonho nosso de estimular a solidariedade entre as pessoas, porque esse é um valor intrínseco do cooperativismo”, afirmou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. Segundo ele, o brasileiro ainda não tem a cultura da solidariedade, ao contrário dos países mais desenvolvidos. E é por isso que o “Dia C” é tão importante: para promover a internalização dessa ideia na rotina dos cooperados, seus familiares e empregados de cooperativas.

“As culturas do individualismo e do imediatismo estão impregnadas em nós. O ‘Dia C’ é bom porque tem a possibilidade de ser prolongado. É uma idéia que tem continuidade. Não estamos fazendo política, apenas devolvendo um pouco do que nos sobra, a quem não tem. O ‘Dia C’ tem começo e meio, mas não tem fim”, frisou Scucato.

Intercooperação - A coordenadora de promoção social do Sistema Ocemg, Cláudia de Mello, apresentou o projeto do “Dia C”, contando que a ideia surgiu quando a entidade percebeu que muitas cooperativas já desenvolviam ações sociais individualmente. “Então, nós sistematizamos esse evento, cujo foco é o bem-estar comum. Nesse dia, todas as cooperativas exercem simultaneamente uma atividade para melhorar a vida das pessoas”, comentou.

O “Dia C” é uma forma de aproximar o movimento cooperativista das pessoas e, acima de tudo, de ouvir o que elas têm a dizer sobre a mudança que esperam para sua comunidade. “É um dia no qual todas as cooperativas estarão juntas, para reforçar a imagem do cooperativismo. É pra isso que serve o “Dia C” para mostrar à sociedade tudo aquilo que as cooperativas fazem em prol de todos aqueles que vivem em seu derredor”, concluiu o presidente do Sistema OCB/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato.

Dia C 2013 – Normalmente as ações do “Dia C” ocorrem no primeiro sábado de setembro, mas tendo em vista o feriado de 7 de setembro que, neste cai exatamente no primeiro sábado, a Ocemg decidiu promover a ação no dia 14 de setembro. O tema deste ano terá o mote: “Por que fazer sozinhos se podemos fazer todos juntos?”.

O projeto-piloto de expansão do Dia C será coordenado pela gerente de promoção social da unidade nacional do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz, em parceria com os dez integrantes do Comitê de Diretriz de Promoção Social da entidade. “O grande foco da campanha é transformar ações isoladas em um movimento de solidariedade cooperativista”, informou. “Ao ter uma atuação nacional, conseguiremos resultados consolidados que trarão uma visibilidade expressiva ao Sescoop e ao sistema cooperativista. Juntos, vamos estimular o desenvolvimento humano a partir do trabalho voluntário”, concluiu Maria Eugênia.

Assinatura - Os presidentes do Sistema OCB (Márcio Lopes de Freitas) e do Sistema Ocemg (Ronaldo Scucato) assinam, nesta terça-feira (7/5) em Belo Horizonte (MG), um termo de cooperação para a realização, em âmbito nacional, do programa de promoção social Dia de Cooperar (Dia C). Além de Minas Gerais – idealizador do projeto –, os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte estarão envolvidos na primeira edição do “Dia C”, previsto para 14/9.

Saiba mais sobre o “Dia C”

Objetivo: Promover e estimular as ações voluntárias num grande movimento de solidariedade por meio do cooperativismo.

Mascote: A mascote da ação é uma mão, chamada de “Mãozinha”. Ela simboliza a doação, a união, o compartilhamento e a cooperação, sempre numa via de “mão dupla”.

Participação de cooperativas: A primeira ação aconteceu em 2009. No início, apenas 139 das 780 cooperativas vinculadas à OCEMG aderiram à campanha. No ano passado, foram 217 organizações participantes.

Número de municípios contemplados, em 2009: 76

Número de municípios contemplados, em 2012: 216 municípios

Voluntários, em 2010: 15 mil

Voluntários, em 2012: 37 mil

Total de beneficiados, somente em 2012: cerca de 270 mil pessoas

Mais informações sobre o projeto e sobre as ações das cooperativas mineiras poderão ser encontradas no blog: www.minasgerais.coop.br/diac.

 Assista ao vídeo promocional do Dia C 2013































Fonte: Ocemg

 

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Sescoop/RS e governo do Estado firmam parceria

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A elaboração de projetos de açudes viabilizados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), será desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS, Sescoop/RS. Um Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional foi assinado nesta quinta-feira (02), pelo titular da SOP, Luiz Carlos Busato, e pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

O convênio tem como objetivo o crescimento da produção e da produtividade do agronegócio no Estado, assim como a redução dos efeitos da estiagem e dos impactos ambientais provocados pela atividade agropecuária. Caberá ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS acompanhar e avaliar junto às cooperativas vinculadas ao Sistema a evolução da implantação de projetos de açudes, bem como informar a SOP sobre o andamento dos projetos.

Outra das atribuições do sistema cooperativo gaúcho é utilizar a estrutura da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, para levar orientação técnica aos produtores associados às cooperativas. Também deverá incentivar suas associadas a utilizarem os usos múltiplos da água e suas publicações, cursos e eventos para a divulgação do Pró-Irrigação.

Participaram da reunião o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, o diretor de Assuntos Estratégicos da SOP, Djedah Lisboa, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano da SOP, José Luiz Mendel.

(Fonte: Sescoop)

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Casa Cooperativa de Nova Petrópolis homenageia presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

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Anualmente, a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis homenageia uma personalidade cooperativista, reconhecendo quem faz a diferença neste movimento e perpetua os seus princípios. Neste ano, os membros da Casa escolheram, por unanimidade, Vergilio Frederico Périus para ser o membro benemérito da entidade. A homenagem foi realizada durante a Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que ocorreu na última quinta-feira, dia 24, na Escoop, em Porto Alegre. Nilson Olbermann e Mário José Konzen, vice-presidentes das cooperativas Piá e Sicredi Pioneira RS, representaram a Casa Cooperativa no evento.

Konzen agradeceu o constante apoio de Périus nas ações de promoção ao cooperativismo em Nova Petrópolis. “Nossa entidade tem a principal preocupação de promover a educação cooperativista, mas também visa sempre reconhecer quem faz a diferença para que as pessoas sejam mais solidárias e cidadãs. Agradecemos ao professor Vergílio por sempre estar disposto a apoiar a Capital Nacional do Cooperativismo”, afirmou Konzen.



Perius agradeceu a homenagem, salientando que Nova Petrópolis respira cooperativismo, e parabenizou a Casa Cooperativa pelo projeto das cooperativas escolares, que está crescendo e se destacando cada vez mais na região e em todo o estado. No evento, as cooperativas escolares estiveram representadas por Fernanda Fiorini, presidente da Fecoopes Pioneira (Federação das Cooperativas Escolares), e Ana Cláudia Dietrich, vice-presidente da Cooebompa (Cooperativa escolar do colégio Bom Pastor, de Nova Petrópolis)



(Fonte: Ocergs)

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Café das montanhas se consolida e gera novos negócios em feira nos EUA

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Independente da variação do mercado e de outros fatores que interferem diretamente na agricultura, a Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova) tem como meta garantir mercado para os grãos especiais nos próximos 15 anos. Isso significa um comércio mais direto com os compradores, em especial os estrangeiros, cada vez mais interessados na qualidade do produto da região.

Após sua quinta participação na Feira Americana dos Cafés Especiais (SCAA), realizada entre os dias 11 a 15 de abril, em Boston (EUA), o presidente da cooperativa, Pedro Carnielli, afirma estar mais seguro para novos negócios, tendo em vista a consolidação dos cafés arábica das montanhas como um produto diferenciado aos olhos dos investidores internacionais. Durante o evento, o café de qualidade da serra capixaba esteve no foco e abriu possibilidade de contratos futuros.

Os grandes destaques foram as degustações promovidas pelas empresas participantes da feira, que contaram com a participação de cafés brasileiros, entre eles amostras campeãs do 1º Concurso de Cafés Certificados- Fairtrade do Brasil- do 5º colocado Valdeir Tomazini, de Castelo; e do vencedor Marcos Marchioro, de Vargem Alta - e do Prêmio de Qualidade dos Cafés Arábica das Montanhas Capixabas, realizado em março. Graças a essa exposição, a Pronova está fechando a venda, para os próximos meses, de três a cinco contêineres para a americana "Green Mountain".

"Chegamos a um ponto em que o café da nossa região fala por si só, pois trata-se de um produto único. Mostramos para as empresas e torrefadoras com clareza o que fazemos no Espírito Santo. Existe um mercado se abrindo com mais firmeza, e, independente do preço, a qualidade está garantida e nosso café vai ter saída", diz Carnielli.

Essa perspectiva maior para o café local vem da valorização assegurada nos últimos anos. Cafés dos lotes campeões do Prêmio de Arábica e do Concurso de Cafés Fairtrade do Brasil, por exemplo, garantem ágio superior por saca. Só para se ter uma ideia, os lotes finalistas do concurso cuja premiação ocorreu mês passado, em Venda Nova do Imigrante, já haviam sido vendidos em fevereiro.

Para os vencedores do Prêmio de Qualidade dos Cafés Arábica das Montanhas Capixabas, as sacas foram vendidas a R$ 500,00, enquanto os vencedores do Concurso de Cafés Fairtrade do Brasil venderam as sacas por R$ 570,00 (Tomazini) e R$ 1.200 (Marchioro). O valor depende da nota dada pelos compradores. "Isso estimula ainda mais a produção da qualidade. Notas acima de 83, média levada em consideração, chegam a triplicar a quantidade de sacas vendidas. É o preço se adequando à qualidade", completa o presidente da Pronova.

Em setembro de 2012, três compradores americanos vieram experimentar os cafés da Pronova e comprá-los. Na ocasião, eles adquiriram 16 lotes de cafés finos das montanhas capixabas. Esse comércio mais próximo, seja aqui ou indo direto até o comprador do outro lado do continente, é uma ponte construída pela Cooperativa para seguir adiante, sem a chance de voltar. (Fonte: Sistema OCB/ES)
 

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Lançamento do Dia C 2013 será em maio

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O dia 7 de maio marcará o lançamento oficial da campanha que movimenta o cooperativismo mineiro em torno do voluntariado. Em evento a ser realizado na sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte, a previsão é de que o público conheça, em primeira mão, as novidades da campanha do Dia de Cooperar (Dia C) para este ano.

A iniciativa, além de apresentar o novo conceito e os materiais de divulgação, busca orientar e motivar a comunidade cooperativista para ações sociais que culminarão no dia 14 de setembro, mas que, desde então, começam a ser trabalhadas. O evento de lançamento, que o ocorrerá das 8h30 às 17h30, envolverá também palestras e outras atividades em grupo.
 
 
Os interessados em participar devem fazer a inscrição até o dia 02/05, via fax: (31) 3025 7113 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. O formulário de inscrição já está disponível na seção Eventos do portal www.minasgeraiscooperativo.coop.br.
 
As inscrições obedecerão à ordem cronológica de chegada e serão encerradas atingido o número de 100 inscritos. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 31. 3025-7110.
(Fonte: Ocemg)

 

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Jogos promovem integração e incentivo à cultura cooperativista

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Substituindo competição por cooperação, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI) realizou no último sábado (13/4) os Jogos Intercooperativos. O evento, realizado no Iate Clube de Teresina, reuniu mais de 250 participantes disputando diversas modalidades e incentivando o trabalho em grupo.

A atividade faz parte do Programa Cooperjovem, uma ação nacional de formação e capacitação que visa difundir a cultura cooperativista e enaltecer valores essenciais como a cooperação, responsabilidade e a ajuda mútua. Participaram professores e alunos de cooperativas da capital e do interior do Estado, buscando na integração, formas de promover a competição saudável, onde todos são campeões.
 
Roberto Guerrero, assessor especial do Sescoop, explica que um dos princípios cooperativistas é o respeito entre as pessoas e a natureza. Para exercitar esse ponto, o evento promoveu uma atividade artística, onde os jovens foram convidados a expressão em uma tela de pintura, um desenho com a temática “cooperar para um mundo melhor”.
 
“Todos os jogos foram pensados para a integração entre as cooperativas, proporcionando a Intercooperação dos participantes. Os grupos são mistos, assim aprendem a cooperar entre as diferenças, compreendendo o verdadeiro sentido dos Jogos”, declara Guerrero.
 
Depoimentos - Para Valéria e Luana, alunas da COEBS de Curimatá (PI), essa é uma oportunidade para conhecer outros estudantes que têm na sua formação características cooperativistas. Elas utilizaram a tela em branco para produzir a obra denominada “Cooperar com a Natureza”, explicando como o homem pode extrair da floresta produtos para sobreviver, sem prejudicar a própria existência. “Somente com a cooperação do homem com os outros homens e com a natureza, teremos progresso unido à sustentabilidade”, conclui Valéria.
(Fonte: Sescoop/PI)
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Encontro para construção da Diretriz de Promoção Social mostra primeiros resultados

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Brasília, 12/4/2013 – Em clima de descontração e em um abienta agradável, participantes das cinco regiões do país encontraram-se em Brasília (DF), entre os dias 9 e 11 de abril, para definir a estrutura da Diretriz Nacional de Promoção Social do cooperativismo brasileiro. Seguindo a premissa de construção participativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a gerência de Promoção Social promoveu o 1º encontro do Comitê responsável pela elaboração da Diretriz, para debater elementos estruturantes do documento. A proposta da atividade foi a formulação do conceito de promoção social, uma indagação comum para o Sescoop e, como primeiros resultados, já foram elencados os eixos estruturantes da futura Diretriz.

O facilitador do encontro, professor Benedito Nunes Rosa, iniciou o evento propondo a construção coletiva e participativa do conhecimento. “Extrair das pessoas o que elas têm de melhor é fundamental nesse processo, pois assim vamos construir programas e projetos sólidos para o Sescoop”, afirmou. Nunes ressaltou dois pontos-chave: O primeiro é o poder dos gestos simples, a simplicidade sofisticada. A grande oportunidade pode ser a soma de pequenas oportunidades que nos são oferecidas todos os dias. Ele citou que o Sescoop está em um momento essencial e vital para a transformação da sociedade. O segundo é o foco no resultado, onde o Sescoop quer chegar e o que todos precisam para chegar lá juntos. Segundo o facilitador, “no Sescoop, as pessoas são vocacionadas para a atividade cooperativista. Se as organizações transformam a sociedade, as pessoas é que transformam as organizações”.


Grupos – A primeira atividade desenvolvida pelos grupos surgiu após a exibição de um vídeo inspirador. De onde surgem as boas ideias? Palavras como inspiração, desejo, necessidade, inquietude, desconforto, dentro outras, surgiram como fonte de boas ideias. Divididos em grupos, seguindo o modelo do “World Coffee” (aqui batizado de “Café Cooperativo”) – uma prática pela qual as discussões são realizadas em meio a um ambiente criativo e descontraído, proporcionando maior fluência de ideias e argumentações – os participantes apresentaram suas considerações. O grupo Capuccino, representado por Patrícia Rezende, citou a existência de barreiras como a vaidade. Já Nêmora Paim, do grupo Café com Chantilly, disse que a crise provoca o surgimento das oportunidades. O Grupo Café com Leite, do representante Leonardo Boesche, disse que “as ideias surgem de coisas simples e têm dois grandes eixos: necessidade e visão”.
 
Metodologia – A proposta da atividade foi a formulação do conceito de promoção social, uma indagação comum para o Sescoop. O facilitador apresentou os principais conceitos e aplicações do tema e suas derivações em organismos nacionais e internacionais, resumindo os textos em uma proposta orientadora para discussão dos grupos, seguindo a metodologia do “Café Cooperativo”. Cada moderador, após os trabalhos de grupo, apresentou sua linha de raciocínio e defendeu o entendimento para desenho do conceito formado. Houve participação dos demais componentes, que contribuíram na explanação. Um ponto comum de embate foi inserir a comunidade na definição.
 
Virtudes – Este foi o tema durante o segundo dia de encontro. “A importância de identificar as virtudes dos outros” foi largamente discutida pelos participantes que tiveram de apresentar um acróstico com as virtudes de um dos colegas. “Esta atividade propiciou um momento de descontração, sinergia e cumplicidade”, segundo Maria Eugênia. Como resultado deste segundo dia, também, foram definidos os eixos estruturantes da Diretriz de Promoção Social: Cultura e cooperação; qualidade de vida; responsabilidade social; saúde e segurança no trabalho. Durante as atividades dos grupos, a gerente lembrou que essas quatro dimensões são as áreas em que a promoção social atua.
 
Resultados – Antes da apresentação da conclusão dos trabalhos pelos moderadores, o facilitador Nunes ressaltou a importância das atividades que foram desenvolvidas durante os dias de encontro. “Foram produzidas importantes conclusões que servirão de base para a elaboração da Diretriz Nacional de Promoção Social. E tão importante quanto as conclusões, foi o processo de construção coletiva do conhecimento, onde cada um com suas características, personalidades, conhecimento e experiência, puderam somar e, juntos, elaborar um conjunto de informações e orientações, dando importante significado ao trabalho”, avaliou.
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Nova cultivar da Embrapa obtém melhor produtividade na região da Cocamar

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Ao promover testes na recente safra 2012/2013 com a nova cultivar de soja BRS-360-RR junto a produtores em várias regiões do Estado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), sediada em Londrina, concluiu que a mesma pode ser uma aliada no esforço para o aumento da produtividade.

Alternativa - Ainda em fase de pré-lançamento, a cultivar se destacou principalmente na região da Cocamar, onde é apontada como uma alternativa para os próximos anos. No município de Floresta, a 30km de Maringá, o cooperado Ricardo Dolfini cultivou pouco menos de um alqueire com a BRS-360-RR e sua média foi o equivalente a 175 sacas por alqueire. De ciclo precoce, a cultivar não exigiu nada além do que já é feito para as demais, explicou Dolfini. “Gostei muito, valeu a pena”, afirmou o produtor, que nesta quinta-feira (5/4) esteve em Londrina, na abertura da ExpoLondrina, para participar de um evento organizado pela Embrapa, quando os resultados foram conhecidos. Ele obteve a melhor média de produtividade na classificação geral dentre todos os testes realizados com a cultivar.
 
Testemunha - O técnico agrícola Robson Fabro Arrias, da Cocamar/Floresta, que presta assistência ao produtor, explica que o teste foi feito tendo uma outra cultivar como testemunha, a qual produziu média equivalente a 169 sacas por alqueire. Ele informou que Ricardo Dolfini semeou no dia 3 de outubro e a colheita aconteceu no início de fevereiro. Tradicional produtor em Floresta, Dolfini cultiva 184 alqueires de soja e, na última safra, sua média geral foi de 150 sacas por alqueire.  
(Fonte: Cocamar)
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Sistema de informações do Mapa facilita fluxo de produtos em portos

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Regulamentado em abril do ano passado, o Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários (SIGVIG) do Ministério da Agricultura (Mapa) tem economizado tempo e papel no despacho de mercadorias nos portos, aeroportos e fronteiras do Brasil. De acordo com técnicos do Mapa, são até 72 horas a menos para a liberação de produtos a partir do uso desse sistema.

Todo produto agropecuário que entra e sai do Brasil precisa ser fiscalizado pelo Ministério da Agricultura. Com a alta e crescente demanda das importações e exportações, o objetivo do SIGVIG é tornar esse processo cada vez mais rápido e eficiente. A ferramenta é informatizada e serve para gerenciar informações relativas à fiscalização das mercadorias de origem animal ou vegetal importadas e exportadas por meio dos portos, aeroportos e fronteiras.

Requerimentos - Desde que a ferramenta foi regulamentada, em abril do ano passado, já foram registrados 410,9 mil requerimentos para fiscalização de produtos e insumos agropecuários. Atualmente, cerca de 50% das 105 unidades do Mapa operam com a ferramenta. A perspectiva é que até o final deste ano já esteja em funcionamento em todo o País.

Certificação digital - A partir do segundo semestre deste ano será implantada a certificação digital, dispensando a entrega de documentos impressos nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Além disso, um novo módulo do sistema começará a ser testado em abril e vai permitir a troca de dados com os terminais e recintos alfandegários pela internet, deixando o processo ainda mais rápido.

Grandes eventos - O Sigvig deve, ainda, ser integrado em breve a sistemas de outros órgãos governamentais. O objetivo é compartilhar informações sobre o trânsito internacional de passageiros para agilizar a fiscalização das bagagens de turistas que virão ao Brasil em grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
(Fonte: Mapa)
 

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Sescoop reúne coordenadores do programa cooperjovem em SC

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Para orientar os coordenadores das cooperativas participantes do programa Cooperjovem na elaboração de um plano de ação e estabelecer acompanhamento dos projetos educacionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) promoverá encontro nesta quinta e sexta-feira (4 e 5 de abril), em Florianópolis.Participarão 28 coordenadores de cooperativas que fazem parte do Programa Cooperjovem e as representantes da unidade nacional do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz Borba (gerente de Promoção Social) e Ana Luiza Naves (coordenadora nacional do Cooperjovem).

Nesse encontro serão apresentadas as propostas para discussão em uma oficina de elaboração de projetos, moderada pela consultora pedagógica Maria Denise Crespo Nunes, da Educar Projetos e Consultoria. E também o novo Sistema de Gestão Educacional (SGE) e o projeto de teatro do Programa Cooperjovem.

A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, explica que o SGE é um sistema web que funcionará dentro do site da Ocesc e que permitirá o cadastramento do banco de dados online do programa. Dessa forma, facilitará o gerenciamento das informações e auxiliará o controle dos processos de acompanhamento dos professores capacitados e de inscrições das etapas da formação continuada.

Outro destaque do evento será a apresentação de um esquete teatral criado especialmente para o Cooperjovem. O teatro será desenvolvido este ano em parceria com as cooperativas e escolas participantes do programa. O projeto foi idealizado pelo Sescoop/SC e será realizado em parceria com a JC Oliveira Escola de Artes, de Curitiba (PR).

De acordo com Patrícia de Souza, “o Sistema de Gestão Educacional (SGE) e o projeto de teatro são duas iniciativas inovadoras dentro do programa em nível nacional e terão grande destaque na execução das ações previstas para este ano”.

Fundamentos - O Programa Cooperjovem tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas em escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o Brasil. O programa reforça o 5º e o 7º Princípios do Cooperativismo, almejando que a cooperação, base do sistema cooperativista, seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.
 
Em Santa Catarina, é desenvolvido em parceria com 23 cooperativas em 76 escolas da rede de ensino público, beneficiando mais de 500 professores e 18.000 alunos da educação infantil e do ensino fundamental em 43 municípios catarinenses.
 
Mais informações estão disponíveis em www.ocesc.org.br/cooperjovem.
 (Fonte: Ocesc)

 

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Educadores cooperativos se encontram em Minas

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Dando início às atividades de formação do ano, o Sistema Ocemg promoveu neste mês de março o 1º Encontro de Educadores Cooperativos de 2013. Na oportunidade houve a apresentação e distribuição do material didático do Programa Educação Cooperativa 2013, o compartilhamento de experiências entre os educadores, além de palestras e atividades voltadas aos professores para desenvolver o saber cooperativista.

O conselheiro do Sistema Ocemg José Ailton Junqueira de Carvalho, abriu o evento destacando em seu discurso a grande presença do cooperativismo no meio social e a importância de se trabalhar seus valores desde a base da formação humana. Em seguida, as coordenadoras do Programa, Thaís Leite e Riza Mayr, apresentaram a cronograma e as novidades para 2013.

Este ano passa a integrar o Programa as escolas do município de Luz, além de alunos do 6º ano. Já no que diz respeito ao conteúdo, as novidades foram a apresentação da Cartilha 5S, que aborda o conceito japonês dos cinco sensos, e da "Roda Viva Escolar - a roda de todas as vozes", atividades que serão desenvolvidas nas escolas e que visam integrar os alunos através de um espaço para debates, reflexões e diálogos.

Projeto Cooperação

No segundo dia, as atividades foram conduzidas pelo grupo "Projeto Cooperação". Formado também por educadores com experiência na área do cooperativismo, o grupo desenvolveu uma série de dinâmicas e oficinas com a intenção de trabalhar temas como cooperação, autoconfiança e o cotidiano nas escolas.

Estreantes

Educadores do 6º ano e do município de Luz receberam um trabalho a parte de integração ao Programa Educação Cooperativa. Além de uma apresentação detalhada da proposta, foi organizada uma rodada de reflexões e conversa com base na apresentação do documentário francês "Ser e Ter", que relata o cotidiano do educador e os múltiplos papéis que ele desempenha durante a formação das crianças. A partir daí, a coordenação do Programa e demais participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade das escolas e dos novos integrantes.

O 1º Encontro de Comunicadores Cooperativos de 2013 aconteceu entre os dias 21 e 22/3, no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, e reuniu 160 educadores de escolas municipais de Esmeraldas, Guanhães, João Monlevade, Luz e da Coopen-BH.
 
(Fonte: Sistema Ocemg)
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ABAG premiou jornalistas e estudantes que escreveram sobre agronegócio em 2012

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Todos os anos, a Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) incentiva e reconhece o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional por meio do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.  São concedidos premiações em duas categorias: “profissional” e “jovem talento”. Em ambos os casos, os jornalistas participam de  atividades práticas oferecidas pela ABAG/RP, que incluem um ciclo de palestras e visitas à Agrishow (importante feira internacional de tecnologia agrícola, realizada há 20 anos pela Abag), ao Instituto Agronômico de Campinas, às empresas Arysta, Basf, Dow, Ihara, Monsanto e Syngenta, além da sede da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca (SP) – a Cocapec.

“Nosso prêmio é um dos mais jovens do Brasil e, em apenas cinco anos, mostra que veio para ficar e fazer a diferença para ao agronegócio e para o jornalismo”, avalia a diretora executiva da ABAG/RP, Patricia Milan. Os sete vencedores da categoria “Jovem Talento” tiveram suas matérias divulgadas em uma coletânia especial, distribuída em todo o País. Os textos tratam de cadeias produtivas, como café, laranja e cana-de-açúcar, abordando temas como a importância econômica e a sustentabilidade dos negócios. No total, 89 estudantes participaram das atividades relacionadas ao prêmio e, destes, sete tiveram seus trabalhos premiados.
 
O primeiro artigo da revista – assinado por Diego Moura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie – traz uma avaliação do presidente da Organização das Cooperativas de São Paulo (Ocesp) e também diretor do Sitema OCB, Edivaldo Del Grande, sobre a grandiosidade do agronegócio brasileiro, especificamente no setor da cafeicultura. “Nós estamos conseguindo alimentar nossa população de uma maneira mais eficiente, mais eficaz”, afirma Del Grande, “E, de fato, o Brasil vive hoje um momento ímpar no agronegócio: o café brasileiro está na mesa do mundo todo. O produto, que perdeu espaço na economia brasileira de maneira considerável com a crise de 1929, reinventa-se a cada dia”.
 
A homenagem – O Prêmio ABAG/RP de jornalismo nasceu com o intuito de possibilitar a seus participantes uma imersão no mundo rural e em todos os elos que o circundam, antes, dentro e depois da porteira. “Não importa se é o tecnificado agronegócio, ou o mais simples produtor. A possibilidade de ver de perto a dinâmica e a força da agricultura brasileira valoriza todo o setor e possibilita que o jovem jornalista amplie sua visão sobre o tema, sobre a vida, e repasse esta informação ao seu público”, resume o patrono da premiação, o jornalista José Hamilton Ribeiro, apresentador do Globo Rural por 25 anos.
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Mapa anuncia normas para importação durante grandes eventos

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Foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira, 18 de março, as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para importação de produtos de origem animal e vegetal de procedência estrangeira que serão utilizados na Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e eventos associados.

A instrução normativa do Mapa estabelece os procedimentos para importação de comidas e bebidas com o intuito de promover a agilidade no processo de autorização prévia para entrada dos produtos estrangeiros no Brasil.

Duas comissões técnicas serão responsáveis pela fiscalização dos produtos: a Comissão Técnica Central, instalada na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), e as Comissões Técnicas Locais, que serão formadas nas Superintendências Federais de Agricultura das cidades sedes dos jogos e demais estados considerados estratégicos pela defesa agropecuária.

O procedimento de fiscalização não muda com a norma. Usualmente os responsáveis pelas importações devem notificar previamente a natureza dos produtos e a data de chegada ao Brasil. O que altera com as normas anunciadas é a rapidez quanto ao tempo de resposta às solicitações de produtos importados, especificamente durante os grandes eventos já citados.

De acordo com a legislação, a certificação de qualidade dos produtos será feita pelas unidades do Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional), vinculado à SDA do Mapa. O trabalho de vigilância, que visa impedir a entrada de doenças e pragas no Brasil, ocorrerá nos portos, aeroportos e postos de fronteira.
(Fonte: Mapa)

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Educação cooperativista é prioridade no Sistema Ocemg

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O Programa de Educação Cooperativa, desenvolvido pelo Sistema Ocemg, retoma com força total suas atividades em 2013. Uma reunião agendada para os dias 21 e 22 de março, no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, marcará a retomada da ação. O objetivo do “Encontro de Formação de Educadores Cooperativos” é sensibilizar, mobilizar e formar educadores multiplicadores do 4º, 5º e 6º anos para desenvolverem o programa nas instituições de ensino onde lecionam.

Outra meta do encontro é promover a integração entre os participantes, além de fortalecer a consciência da cooperação como um princípio fundamental para a vida. A ideia da organização do evento é criar um ambiente colaborativo e favorável ao diálogo sobre a relevância do cooperativismo, principalmente, na formação das crianças. Participarão professores e coordenadores de escolas municipais de Esmeraldas, Guanhães, João Monlevade, Luz e da cooperativa de ensino localizada na capital do estado, Coopen-BH.
 
De acordo com a coordenadora do programa, Thaís Leite, a reunião servirá para estruturar as atividades ao longo de 2013. "Todo início de ano fazemos essa capacitação dos professores, novos e antigos, para mantê-los alinhados com o projeto. Até porque o material é sempre reformulado", explica.  Na ocasião, haverá apresentação do programa aos participantes, feita pelas coordenadoras, Riza Mayr e Thaís Leite, além da formação e preparação das equipes que irão trabalhar com os estudantes. Haverá atividades de convivência e a dinâmica "Desafio Cooperativo - A Consciência da Cooperação", feita pelos consultores do Projeto Cooperação.
 
Novidades - Algumas novidades marcam o Programa de Educação Cooperativa em 2013, como a participação dos alunos da rede pública do município de Luz nas ações do projeto.
"Outra novidade é a inclusão do 6º ano nos trabalhos do projeto. Como o programa é gradativo, a cada ano incorporamos uma série a mais. Inclusive, já estamos trabalhando em um material para o 7º ano, que participará das atividades em 2014", explica Thaís.
 
Segundo Thaís, a prioridade será trabalhar a "Roda Viva Escolar", uma atividade que visa incluir o aluno, cada vez mais, à rotina da escola e da sala de aula, por meio da conversação e das suas opiniões sobre o ambiente escolar, além da cartilha 5S, que será distribuída nas escolas para embasar os trabalhos dos professores. O material engloba o conceito japonês dos cinco sensos: de utilização ou descarte, ordenação, limpeza, higiene e autodisciplina e manutenção.
(Fonte: Sistema Ocemg)
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Cooperativas já podem se inscrever para concorrer ao Prêmio Andef 2013

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Estão abertas as inscrições para a 16ª Edição do Prêmio Andef, destinado aos profissionais dos setores de revendas e canais de distribuição, cooperativas, bem como vinculados a universidades e jornalistas. Esta edição 2013 também vai reconhecer os melhores projetos desenvolvidos pela indústria de defensivos agrícolas.

São três categorias para cada uma das premiações: boas práticas agrícolas, responsabilidade ambiental e responsabilidade social. Segundo informa a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), os participantes (exceto jornalistas) podem fazer as inscrições até o dia 30 de abril pelo site: www.andefedu.com.br.

Já os profissionais de imprensa disputarão a categoria “Jornalismo” que será dividida em: jornais, revistas, TVs e ações de comunicações em cooperativas. Poderão participar jornalistas que tenham produzido matérias no período de 01/05/2012 até 29/03/2013 com temas ligados as boas práticas agrícolas, segurança alimentar, panorama da produção agrícola brasileira, sucessão familiar no campo, geração de emprego no campo, agroenergia e processos que minimizam os resíduos alimentares.

Para participar é preciso enviar o material para: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e para o endereço: Rua Umbu, nº 265 Sala 11 / Alphaville Empresarial / Campinas/SP / Cep: 13098-325 – A/C Alfapress Comunicações (16ª Prêmio ANDEF). A entrega oficial será no dia 24 de junho, no Esporte Clube Sírio, em São Paulo (SP).
(Fonte: Site Sou Agro)
 

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Sescoop/SP participa e elogia 7ª CooperShow

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) esteve presente na 7ª CooperShow, em Cândido Mota. Durante dois dias, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o consultor da Regional Oeste, Ayries Lopes, e a consultora do Ramo Agropecuário, Flávia Sarto, participaram do evento, que contou com uma palestra promovida pelo Sescoop/SP: “Código Florestal: Os Desafios para Sua Implementação", ministrada por Leonardo Papp.

“O objetivo do Sescoop/SP para 2013 é acompanhar os desdobramentos do novo Código Florestal e verificar de perto sua implantação junto às propriedades rurais do estado, atuando junto aos produtores e suas cooperativas, se preciso for”, explica a consultora Flávia Sarto. “A palestra com o Leonardo Papp teve um público que contou com técnicos de cooperativas, cooperados e produtores rurais”.

A consultora do Sescoop/SP conta que essa foi sua primeira participação na feira. “Fiquei admirada com a organização, disposição dos ensaios agrícolas, participação de empresas reconhecidas do agrobusiness mundial, mostrando novas tecnologias e cultivares adaptados à região (solo e clima)”, cita.

A 7ª edição da CooperShow confirmou o crescimento do agronegócio regional e nacional, que se consolida nos avanços tecnológicos e nos mais diferentes níveis de um setor vital para a economia do País. “A cada ano, o evento tem melhorado sua organização e infraestrutura”, avalia o Ayries Lopes. “Um destaque é a participação de vários representantes de cooperativas da região, o que ressalta a importância da integração e intercooperação, com grande participação de um público composto por cooperados, produtores e estudantes. A CooperShow é um momento de troca de conhecimento de novas técnicas e transferência de tecnologia”, acredita o consultor do Sescoop/SP.
(Fonte: Sescoop/SP)

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Produtos brasileiros se destacam na 38º FOODEX Japan 2013

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O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estará presente na 38º FOODEX Japan 2013, que ocorre de 5 a 8 de março de 2013, em Chiba, no Japão. A feira é uma parceria entre o Mapa e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O estande brasileiro contará com 38 expositores que irão apresentar seus produtos. Entre eles, os setores de carnes (carne de frango e rã in natura e industrializada), café, mate, vinhos, cachaça, soja, açúcar, frutas, chocolates, massas, produtos de panificação, molhos e condimentos, produtos apícolas, confeitos e refrigerantes podem ser considerados os grandes destaques.

De acordo com o diretor do Departamento de Promoção Internacional do ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira, o Japão é o maior importador de alimentos do mundo e um dos principais destinos das exportações brasileiras. “O mercado japonês é extremamente exigente e estratégico para o nosso agronegócio,” frisou.

A FOODEX é considerada um das maiores feiras de alimentos e bebidas da Ásia. Para o evento deste ano, são esperados 75 mil visitantes.
(Fonte: Mapa)

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