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Já estão abertas as inscrições para o IX Encontro Estadual de Promotores de Cultura do Cooperativismo Paulista. Promovido pelo Sescoop/SP, o evento ocorrerá de 29 de abril a 1º de maio, em Bauru, com o objetivo de capacitar os promotores que atuam no programa Mosaico Teatral e facilitar a troca de experiências entre eles. As inscrições devem ser feitas até a próxima quarta-feira, 16 de março.
De acordo com a coordenadora do Mosaico Teatral, Sueli Gonçalves, a formação das equipes mostrou-se um eixo fundamental do programa. “Representantes das cooperativas das mais diversas áreas de atuação passaram a participar de encontros para a preparação do evento anual que marca a apresentação dos espetáculos em cada cidade. Conduzido por especialistas na área cultural do Sescoop/SP, o Encontro de Promotores busca, além de orientar para a produção do evento, disponibilizar material teórico especialmente produzido com base no contexto cultural atual, disponibilizar artigos, indicar bibliografias e sites de interesse”, ressalta Sueli.
Entre os destaques da programação deste ano está a palestra “Marketing Cultural, Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, com Gisele Jordão, coordenadora de Marketing Cultural na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Além da experiência acadêmica, Gisele também atua na elaboração, planejamento, pesquisa, produção, coordenação e administração de projetos culturais nas mais diversas áreas. Gisele trabalha na identificação das vantagens tributárias através das leis de incentivo à cultura e na avaliação e adequação de projetos culturais aos objetivos de empresas investidoras e na definição dos rumos das atividades culturais de instituições, difusores culturais e espaços destinados ao fomento cultural.
Os promotores também terão a oportunidade de assistir ao espetáculo Palhaços, de Timochenko Webbi, com direção de Gabriel Carmona e os atores Dagoberto Feliz e Danilo Grangheia. Ao final da peça, haverá um bate-papo com os atores.
Sobre o Mosaico
Desenvolvido desde 2001, o Mosaico Teatral tem como objetivo principal a formação de equipes de representantes de cooperativas dispostas a promover a apresentação de um espetáculo teatral. Por meio do programa, o Sescoop/SP e as cooperativas colocam em prática os princípios cooperativistas, especialmente a “Educação, Formação e Informação”, “Intercooperação” e a “Preocupação com a Comunidade”. (Fonte: Ocesp)
Clique aqui para se inscrever no evento.
Mais informações:
Sueli Gonçalves - (11) 3146-6294 ou
Ana Paula Silveira (11) 3146- 6313 ou
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Cerca de mil pessoas, entre empresários, publicitários, jornalistas e formadores de opinião, participaram durante a manhã de terça-feira, dia 1º, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS), da cerimônia de divulgação da 13ª edição da pesquisa "Marcas de Quem Decide", promovida pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Qualidata. As marcas preferidas e mais lembradas pelos gaúchos foram escolhidas por 508 entrevistados de 47 cidades do Rio Grande do Sul, envolvendo 103 setores.
A cooperativa Certel Energia figurou na quinta posição entre as empresas de energia, antecedida pela CEEE, RGE, AES Sul e Eletrosul entre as mais lembradas, e pela CEEE, AES Sul, RGE e Eletrosul entre as preferidas. A cooperativa esteve representada na ocasião pelo presidente, Egon Édio Hoerlle, vice-presidente, Erineo José Hennemann, e pelo jornalista, Samuel Dickel Bunecker, acompanhados pela diretora da agência de publicidade Givecom, Jussara Schmitt.
Hoerlle diz que a classificação é um motivo de orgulho, e que se deve principalmente pela qualidade e confiabilidade dos serviços prestados na distribuição de energia elétrica. “Estendemos esta alegria aos nossos mais de 53 mil associados, que são os donos da cooperativa. São eles que nos inspiram a trabalharmos cada vez com mais afinco e determinação”, assinalou.
Além da Certel Energia, também foram destacadas na pesquisa as cooperativas Santa Clara, Piá, Uniodonto, Unimed e a Sicredi, por meio do Poupedi Sicredi.
Na abertura do evento, o presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, saudou os presentes agradecendo o apoio dos leitores, clientes e amigos do JC para o sucesso do evento. Ele enfatizou o rigor do levantamento, realizado a partir de técnicas científicas. "É o mais profundo e abrangente do gênero no Rio Grande do Sul. Sua realização sucessiva por mais de uma década constitui um indicador inigualável para o conhecimento do mercado gaúcho e a tomada de decisões por agentes públicos e privados e por pesquisadores".
O diretor da Qualidata Pesquisa e Conhecimento Estratégico, Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, chamou a atenção que 65% dos entrevistados são proprietários ou sócios das empresas, qualificando ainda mais a pesquisa. Para mostrar a importância das informações, revelou que 20 empresas trocaram de lugar nas primeiras colocações entre os 103 setores que integram o trabalho. "O Marcas de Quem Decide, em seus 13 anos de história, reuniu cerca de 40 mil registros de marcas e produtos, serviços e nomes de empresas, o que constitui um patrimônio espetacular, pois abriga em um só lugar um amplo conjunto de dados", explica Rodrigues.
O Odonto Unimed, da Unimed Porto Alegre, ficou entre os primeiros colocados no setor planos odontológicos do prêmio Marcas de Quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio em conjunto com a QualiData. Desde 1999 a Cooperativa Médica mantém posição de destaque na premiação, que está na sua 13ª edição. A pesquisa é realizada com executivos, empresários e profissionais liberais do Rio Grande do Sul, em 103 setores de produtos, empresas e serviços.
A cerimônia de premiação ocorreu na manhã de hoje (1°/3), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.
Sobre a Unimed Porto Alegre- Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Possui mais de 496 mil beneficiários e cerca de 400 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que se constitui na maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação.
A Cooperativa conta com 6 mil médicos em 49 especialidades e 39 áreas de atuação e tem uma estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui Laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia, Pronto Atendimentos 24h, unidades de atendimento Odonto Unimed e o SOS Emergências Médicas. Em 2010 a Unimed Porto Alegre ficou entre as 500 maiores empresas do País, segundo ranking da revista Exame. (Fonte: Odonto Unimed/Enfato Comunicação Empresarial)
Mais de 3 mil produtores rurais são esperados, a partir de amanhã (2/3), para receber informações sobre técnicas de produção com acompanhamento de agrônomos da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus. O encontro será nesta quarta e quinta-feira (2 e 3/3) durante a sexta edição do Dia de Campo - maior evento tecnológico da região, no Campo Experimental da Lapa, no Paraná.
Os participantes receberão informações atualizadas sobre a cultura do milho, soja e feijão; o uso de defensivos agrícolas e adjuvantes; fertilizantes de base e foliares; insumos para a linha pecuária e crédito, tudo isso distribuído por uma área de 12 hectares.
Mais de 40 empresas do setor já confirmaram a participação, e preparam experimentos que estarão à disposição dos agricultores e estudantes convidados para o evento, além da exposição de máquinas e equipamentos de última geração. No estande da Bom Jesus será montado um balcão de negócios, com oferta de insumos a preços especiais, em parceria com as empresas participantes.
O gerente do Departamento Técnico da Bom Jesus, Severino Giacomel, reforça que a sexta edição do Dia de Campo consolida a Bom Jesus como referência em termos de transferência de tecnologia para produtores dos 28 municípios que fazem parte da área de atuação da Cooperativa.
"É um momento para estar próximo dos agricultores, conhecer necessidades específicas e compartilhar soluções, além de validar a eficiência dos insumos que são comercializados pela Cooperativa durante o ano", afirma Giacomel.
Segundo Luiz Roberto Baggio, presidente da Bom Jesus, o Dia de Campo diferencia-se pela qualidade das apresentações técnicas e atendimento aos agricultores, que visitarão os espaços das empresas em grupos, acompanhados de técnicos da cooperativa.
"A Bom Jesus atua com a filosofia de que a informação séria é o principal insumo para o produtor, e realizamos anualmente este evento para garantir que o produtor utilize os conhecimentos adquiridos na safra, melhorando a produção e rentabilidade", declara.
A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus possui 3.700 associados e tem unidades em 12 municípios com 19 estruturas para recebimento de cereais e repasse de insumos, além da sede administrativa, nas seguintes cidades: Lapa, Balsa Nova, Contenda, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Quitandinha, Paulo Frontin, Irati, Palmeira e Rebouças. (Fonte: Central Press/ Assessoria Coop Lar)
A safra norte-americana 2011/12, que começa a ser cultivada no mês que vem, terá a maior área plantada dos últimos 13 anos. Conforme estimativa divulgada nesta quinta-feira (24/02) pelo USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, durante o Agricultural Outlook Forum, as oito principais culturas ocuparão 103,07 milhões de hectares neste ano, 3,96 milhões (ou 4%) a mais do que em 2010. O número só perde para 1998, quando a agricultura norte-americana ocupou 105,1 milhões de hectares.
Culturas - Conforme o economista-chefe do USDA, Joseph Glauber, 94% da extensão prevista para 2011 deve ser coberta com milho, trigo, soja e algodão. O departamento projeta crescimento na área destinada às quatro culturas, com destaque para os dois cereais, que juntos devem ganhar quase 4 milhões de hectares em 2011.
Milho - Estrela da temporada, o milho tem plantio estimado em 37,2 milhões de hectares, 1,54 milhão (4,3%) a mais que no ciclo anterior e atrás apenas de 2007, quando os norte-americanos dedicaram 37,8 milhões de hectares ao cereal. O trigo, que ganha espaço nas planícies do Norte e no Meio-Oeste, deve ocupar neste ano 23 milhões de hectares, um salto de 1,4 milhão (6,3%) ante o ano anterior.
"Safrinha" - Puxada pelo crescimento da área de segunda safra, semeada após a colheita do trigo de inverno na porção norte dos EUA, a soja ocupará extensão semelhante à de 2010/11 no país. Nos cálculos do USDA, serão 31,5 milhões de hectares, 240 mil (0,8%) a mais que no ano passado. Desse total, entre 2 milhões e 2,4 milhões de hectares serão cultivados na "safrinha".
Área maior - "Diferentemente do que aconteceu em 2007, neste ano o milho não cresce às custas da soja, que deve ter área até ligeiramente maior que a do ano anterior. Isso ocorre, em boa medida, por causa da retomada da área de soja de safra dupla. No ano passado, devido ao atraso na colheita do trigo de inverno, tivemos a menor área de ‘safrinha' desde o fim da década de 70, quando começa a série histórica do USDA", explicou Glauber, durante a plenária de abertura do fórum.
Algodão - Após uma temporada de preços pouco competitivos, entre 2007 e 2009, o algodão deve retomar parte do terreno perdido nos EUA neste ano. Com 810 mil hectares adicionais, a pluma tem plantio previsto em 5,15 milhões de hectares em 2011/12. Diante dos maiores preços da história no mercado internacional, a fibra deve roubar área da soja, do sorgo e do arroz na porção Sul do país, observou Glauber.
Próximas temporadas - Segundo o representante do USDA, o aumento dos preços no mercado internacional, que incentiva plantios maiores em 2011, deve, em geral, resultar em safras maiores na próxima temporada norte-americana. "Com clima normal na primavera e no verão, a produção de milho, soja e algodão crescerá. Já o trigo, apesar do aumento da área plantada, pode ser prejudicado pelo tempo seco", avaliou Glauber. No entanto, ele ressaltou que, apesar da previsão de aumento no volume de produção, a tendência é que os estoques de grãos dos EUA continuem apertados ao fim do ciclo 2011/12. "A demanda para exportação e para biocombustíveis irá continuar muito forte. A menos que o clima seja absolutamente perfeito e os rendimentos fiquem muito acima da média, os estoque de milho e soja não serão recompostos em 2011/12", avaliou Glauber.
Evento - O Outlook Forum 2011 ocorre em Arlington, perto de Washington, e reúne cerca de 2 mil pessoas, representantes da cadeia produtiva do agronegócio de vários países, produtores e consumidores, de alimentos e energia. O evento é organizado pela USDA. (Gazeta do Povo)
Uma parceria entre o Sesi e a Cooperativa de Trabalho Médico de Ribeirão Preto (Comerp) vai beneficiar 300 cooperados, funcionários e familiares diretos. Aramis Moutinho Junior, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), participou na manhã desta sexta-feira, 25, da entrega simbólica dos cartões para os cooperados. O evento ocorreu no CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) “José Villela de Andrade Junior”, em Ribeirão Preto.
O Sesi foi representado na cerimônia pelo diretor do CAT de Ribeirão Preto, Carlos Antonio Ferreira, e pela secretária Flávia Andrade. Pela Comerp, compareceram o presidente, Reginaldo Ferreira Vianna, e o assistente da gerência Daniel Mazzini. Também estiveram presentes o consultor do núcleo regional Nordeste do Sescoop/SP, José Alberto Bertagnoli, e a assistente administrativo da regional, Cássia Albuquerque. A parceria permitirá ainda que Ocesp, Sescoop/SP e Sesi promovam cursos, treinamentos e ações sociais em conjunto, potencializando as atividades das entidades e otimizando recursos.
A Comerp foi fundada em 1999 por um grupo de profissionais médicos interessados em valorizar a posição dos médicos perante as instituições da área da saúde e como uma alternativa no mercado de trabalho. (Fonte: Ocesp)
A Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), lança nesta quinta-feira, o programa Cooperjovem em duas escolas do município. O projeto de formação juvenil é desenvolvido pelo Sescoop/SC e Ocesc. A Cooperja é a facilitadora do programa e quem proporciona o vínculo entre as entidades cooperativas e as escolas. O evento está marcado para às 19h e 30 min, no Gávea Tênis Clube em Jacinto Machado (SC) e contará com a participação da E.E.B. Jacinto Machado e E.M.E.B. Albino Zanatta.
O objetivo principal é fortalecer o cooperativismo por meio da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação. Em 2010, as professoras envolvidas no projeto receberam capacitações para desenvolver as atividades propostas e durante todo este ano terão treinamentos continuados. (Fonte: Cooperja)
A Cooperativa Agropecuária Videirense de Videira, em parceria com a Epagri, a BRF Brasil Foods e Sicoob, realiza nesta quinta e sexta feira, dias 17 e 18, o seu 7º Campo Demonstrativo. Esse evento é o maior Dia de Campo que acontece na área de abrangência da Coopervil.
O local da realização é o Centro de Treinamentos da Epagri - Cetrevi em Videira. Mais de 50 empresas parceiras da Coopervil estarão presentes, mostrando as últimas novidades em milho, feijão, soja, máquinas agrícolas, e também o que de mais moderno está ocorrendo nas áreas de suínos e gado leiteiro. Esse encontro é dirigido às famílias dos produtores rurais da região. São tecnologias apropriadas e adaptadas às pequenas propriedades.
(Fonte: Coopervil)
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Nos dias 12 e 13 de fevereiro, a localidade de Linha Araripe, em Nova Petrópolis, foi palco de uma das mais tradicionais festas do Município: a Festa do Figo. Marcando presença neste evento, diversos colaboradores da unidade de atendimento de Nova Petrópolis realizaram uma bela ação de relacionamento, aproximando a marca Sicredi do público.
A ação foi de sucesso absoluto, uma vez que interaram associados, colaboradores e a comunidade em geral. Todos os expositores associados receberam brindes da cooperativa, assim como os demais expositores e os visitantes.
A festa contou, também, com a presença dos personagens pernas-de-pau, que chamaram a atenção do público por onde passavam e ajudaram a todos os participantes do evento a entrar no clima da ação com a turma da Sicredi Pioneira RS.
(Fonte: Sicredi)
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Teve início, na manhã desta terça-feira (15/02), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o curso sobre coaching com psicodrama, promovido pelo Sescoop/PR, e destinado a coordenadores do Programa Cooperjovem nas cooperativas do Paraná e representantes das secretarias municipais de Educação e de escolas parceiras. A capacitação prossegue até quinta-feira (17/02). As atividades estão sendo conduzidas pelas profissionais da empresa Potenciar, Joceli Drummond, Valeria Drummond e Jane Cortez.
O evento foi aberto pelo gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. “Esse curso é extremamente importante pois estamos sempre em busca de novas tecnologias e metodologias que possam fortalecer programas como o Cooperjovem, que divulgam o cooperativismo entre as crianças e jovens”, afirmou Boesche.
Programa – O programa Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado no Estado pelo Sescoop/PR em parceria com cooperativas, secretarias municipais da Educação e escolas. Abrange atualmente 9700 alunos paranaenses, 552 professores, 131 escolas, 42 municípios e 12 cooperativas.
Homenagem – Na abertura, a coordenadora dos trabalhos com o quadro social da Cooperativa Copagril, Cremilde Andreolli, entregou à coordenadora estadual do Programa Cooperjovem, Vanessa Christófoli de Castro, um troféu do Sescoop Nacional homenageando o Sescoop/PR pela participação no 3º Prêmio Professor Coopejovem, ocorrido no ano passado. A professora paranaense Sônia Antunes Caregnato, da Escola Municipal 25 de março, de Marechal Cândido Rondon, ficou em terceiro lugar no concurso e foi premiada com a atividade intitulada “Brinquedos com materiais recicláveis”, que envolveu todos os alunos do ensino fundamental da escola.
Redação – O Paraná também ficou entre os finalistas no 4º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. A estudante Gabriela Aparecida Quintilhano Domingos, da Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira, de Mandaguari, obteve a segunda colocação entre as crianças até a 4ª série, na fase estadual, e obteve a mesma premiação na etapa nacional do Prêmio. “Acredito que a comissão organizadora do Prêmio Cooperjovem teve muito trabalho para chegar aos finalistas, já que foram inscritas muitas redações boas. Esse é o resultado de um trabalho que contou com a contribuição de cada uma de vocês. Parabéns a todas!”, disse Vanessa. (Fonte: Ocepar)
O grande projeto de voluntariado do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, que movimenta o cooperativismo mineiro e envolve a cada ano mais pessoas em benefício da qualidade de vida, será realizado no dia 3 de setembro. A iniciativa tem o objetivo de promover, estimular e potencializar as ações voluntárias do setor, de maneira simultânea e em todo o Estado, no Dia de Cooperar (Dia C). De acordo com a área de promoção social do Sistema, a partir deste ano, todo o primeiro sábado de setembro será reservado à realização do evento em Minas. Desde 2009, o projeto já beneficiou milhares de pessoas.
Apenas em 2010, 182 cooperativas aderiram a essa corrente do bem e participaram do projeto. O Dia C aconteceu em 103 municípios, contemplando mais de 12 mil voluntários e um número superior a 100 mil pessoas beneficiadas. Uma verdadeira maratona de ajuda mútua.
Em breve serão divulgadas mais informações sobre o Dia C 2011.
Coopsportes - A IX edição dos Esportes Cooperativos do Estado de Minas Gerais (Coopsportes) também já tem data para acontecer. A primeira fase será realizada de 5 a 7 de agosto; a segunda etapa acontecerá de 26 a 28 de agosto; e a grande final está confirmada para ocorrer entre os dias 23 e 25 de setembro, no Sesc Venda Nova. O regulamento estará disponível em breve no site do Sistema.
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A 12ª edição da Expodireto Cotrijal foi lançada na segunda-feira (14/02), em Porto Alegre. Mais de 250 convidados participaram do evento. O vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, representou a entidade na cerimônia de lançamento. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, falou por mais de 15 minutos sobre a Expodireto Cotrijal. Ele destacou a história de sucesso da Feira, que iniciou em 2000 e hoje colhe os frutos com um caráter internacional e inovador, proporcionando tecnologia para o homem do campo. Outro aspecto abordado por Mânica foi a respeito das perspectivas de safra para as culturas de verão, o que também deve gerar reflexos nos números da Feira.
Para o presidente da Cotrijal, o desafio será superar os números da edição de 2010, que teve comercialização de R$ 512 milhões, 168 mil visitantes e 328 expositores, além de 50 países. "Projeto esta Feira como uma grande oportunidade para o setor agropecuário nacional. Nestes cinco dias da Expodireto, o Brasil todo estará olhando para Não-Me-Toque e para a nossa região, porque lá vão estar as maiores empresas de máquinas e implementos agrícolas, assim como as principais no ramo de sementes e híbridos", enfatizou, acrescentando que, a cada ano, a Expodireto torna-se mais internacional. Mânica chamou a atenção do governador do Estado, Tarso Genro, para a importância de duas rodovias que fazem ligação com Não-Me-Toque, a ERS 451 e a RS 142.Também pediu ao governador que intermedie a vinda da presidente Dilma Rouseff na abertura da Feira.
O governador Tarso Genro ressaltou em seu pronunciamento a importância do evento e o que ele representa para o setor rural. Também reafirmou o compromisso em estar presente na abertura da Feira e em fazer o possível para que essa seja a primeira edição que contará com a presença da presidente da República. "A Expodireto é um exemplo que deve ser seguido por toda a nossa base produtiva do Estado", observou. Tarso destacou, ainda, que a Feira olha a malha de produção agrícola e rural do Rio Grande do Sul de maneira global e não seccionada e concebe as questões da tecnologia, da qualidade e do processo produtivo como essenciais para aumentar a produtividade. "Isso que procuramos desenvolver no Estado e, por tanto, estarei lá com um conjunto de secretários prestigiando a Expodireto e a Cotrijal, que é um exemplo de cooperativa", afirmou. O governador garantiu que está sendo estudado, junto com os futuros diretores do Banrisul, uma linha de financiamento para o setor, bem como a continuidade das ligações asfálticas entre municípios gaúchos, como a que liga Não-Me-Toque e Carazinho.
A Expodireto Cotrijal ocorre de 14 a 18 de março, em Não-Me-Toque. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS estará presente na Feira no "Mundo Cooperativo Gaúcho", estrutura fixa inaugurada na edição passada dentro do Parque. Além da presença das cooperativas no espaço, uma série de eventos estão sendo programados no local. (Fonte: Ocergs)
A Unimed Goiânia promoverá uma corrida de rua para celebrar o Dia de Saúde Unimed, com percursos de 5 e 10 km, e largada prevista para as 8h, partindo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (saída para Bela Vista), no próximo dia 20/2.
Os médicos cooperados podem se inscrever gratuitamente, até o dia 16/2, pela Internet www.unimedgoiania.com.br e www.veloxsports.com.br ou na Loja Unimed do Flamboyant Shopping Center.
Para as pessoas não cooperadas e não beneficiárias o valor da inscrição é de R$ 40,00 (por atleta).
Para beneficiários da Unimed Goiânia o preço promocional é de R$ 35,00 (por atleta).
As inscrições serão limitadas a 1.500 competidores. A idade mínima para a participação da prova de 5 km é de 16 anos (nascidos a partir de 1995) e de 18 anos (nascidos a partir de 1993) para a prova de 10 km.
As eventuais dúvidas deverão ser endereçadas ao site do evento: www.veloxsports.com.br, por e-mail:
Premiação Geral Categoria 10 Km - Masculino e Feminino
Serão premiados os três primeiros colocados com troféus e eventuais brindes:
Premiação 1º Lugar: Troféu + R$ 500,00
Premiação 2º Lugar: Troféu + R$ 300,00
Premiação 3º Lugar: Troféu + R$ 200,00
Premiação Geral Categoria 5 Km - Masculino e Feminino
Serão premiados os três primeiros colocados com troféus e eventuais brindes:
Premiação 1º Lugar: Troféu
Premiação 2º Lugar: Troféu
Premiação 3º Lugar: Troféu
(Fonte: Unimed Goiânia)
A Assembléia Geral da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), realizada na semana passada, aprovou a adesão de cooperativas e associações de produtores ao seu quadro de associados. Até então, somente os cafeicultores podiam fazer parte da Associação.
Segundo o presidente Luiz Paulo Dias Pereira Filho, essa foi a consolidação de um antigo desejo. “A união é vital para o crescimento em qualquer área, e a participação das cooperativas e associações será fundamental não apenas na comercialização, mas na formação de um grupo que trabalhe em função do setor, buscando, principalmente, a produção de cafés especiais em maior escala, pois o Brasil possui muito potencial para isso”, explica.
As cooperativas e associações de produtores que tiverem interesse em fazer parte do quadro de sócios da BSCA devem ter atividades direcionadas ao trabalho com cafés especiais, serem indicadas por algum dos sócios da entidade e, por fim, passar pela aprovação do Conselho Diretor da Associação.
Ao se tornarem associadas, as cooperativas ou associações terão acesso aos seguintes benefícios e direitos:
Eleger um representante para acompanhar regularmente as ações da Associação;
Votar e ser votado;
Enviar amostras de café especial de produtores, que tenham propriedades certificadas, para qualquer evento que a BSCA desenvolver para seus associados, conforme quantidade definida pela entidade;
Visitas técnicas dos representantes da BSCA;
Acesso aos links dos associados da BSCA, com instituições vinculadas ao mercado de cafés especiais;
Envio de representantes para os eventos organizados pela BSCA, na mesma proporção definida para os demais associados;
Submissão de material de divulgação das cooperativas/cooperados e associações/associados nas feiras e eventos organizados pela BSCA;
Isenção temporária de mensalidades para cooperados e associados que se associarem diretamente à BSCA.
O fato da cooperativa ou associação de produtores de cafés especiais serem associadas à BSCA não impede que seus cooperados e associados sejam sócios diretamente da entidade.
Em relação à certificação dos lotes pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, o Conselho Diretor informa que continua valendo somente para os associados produtores ou para as cooperativas produtoras que possuam sua propriedade certificada.
Mais informações: (35) 3295-7622 ou
(Fonte: BSCA)
Cerca de 300 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e lideranças do agronegócio brasileiro, acompanharam nessa terça-feira (8/2) a primeira edição de 2011 do Ciclo de Palestras - Informação e Análise do Agronegócio.
Iniciativa da Gazeta do Povo em parceria com a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e a Federação da Agricultura do Paraná (Faep), o evento integra a agenda técnica do Show Rural Coopavel, que começou na segunda-feira (7/2)e prossegue até sexta (11/02).
A programação começa às 14 horas com a palestra master "Perspectivas para a economia brasileira em 2011" com o ex-diretor do Banco Central e o sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, Gustavo Loyola.
A partir das 15h, uma mesa redonda reúne o deputado federal e ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, o vice-presidente da Associação Nacional e Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Milton Rego, a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Alda Lerayer, e o presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, para discutir as tendências do agronegócio neste ano.
Depois do debate, será feita a entrega do 6º Prêmio New Holland de Fotojornalismo e o lançamento da 7.ª edição da premiação.
"Entender o cenário político e econômico interno e externo e as reais intenções do novo governo é fundamental neste momento", avalia o técnico da Ocepar Robson Mafioletti.
"O produtor é muito carente de informação. Hoje não basta saber só de clima e safra. É preciso conhecer a economia, a política e as mais novas tecnologias agrícolas", considera o superintendente da Faep, Pedro Loyola.
"Discutimos o segmento a partir de uma visão mais sistêmica. Isso é importante porque amplia e qualifica o debate em busca do maior desafio do agronegócio brasileiro, que é ganhar cada vez mais competitividade", afirma o jornalista e coordenador do Núcleo de Agronegócio do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCcom), Giovani Ferreira.
"Trata-se de um debate rico em conteúdo, que mobiliza a cadeia produtiva e interessa também à cidade, ao público urbano, direta ou indiretamente impactado pelo desempenho do agronegócio", acrescenta.
Patrocínio e apoio
O circuito de Cascavel, o primeiro da edição de 2011, tem o patrocínio da New Holland, Boutin Fertilizantes e Banco do Brasil, e conta ainda com o apoio do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e do Show Rural Coopavel.
(Fonte: Ocepar)
O Manejo Integrado de Pragas em Grãos Armazenados (MIP Grãos), programa desenvolvido pela Embrapa e implantado na Unidade de Marialva (PR), desde 2009, será tema de um Dia de Campo, no dia 9 de fevereiro, quando a Cocari vai abrir suas portas para os cooperados, clientes, parceiros e fornecedores para visitação e conhecimento dos trabalhos realizados na cooperativa e as melhorias conquistadas com a implantação do MIPGrãos.
O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, fará a abertura do evento, que contará com a presença do chefe geral da Embrapa, Alexandre José Cattelan.
O pesquisador da Embrapa Soja, Irineu Lorini, fará explanação sobre o Programa MIPGrãos. Já a evolução do MIPGrãos na cooperativa será abordada pelo gerente da Divisão Operacional da Cocari, Geraldo Semensato.
O técnico de Segurança do Trabalho do Departamento de Segurança, Engenharia e Meio Ambiente da Cocari (Desema), Diego Chemin, tratará do tema "Segurança no Trabalho", que também faz parte do processo de adequação da unidade.
O tratamento automatizado de grãos na fita será abordado pelo engenheiro agrícola Jyann Marian Antonelli e o gerente regional de Marialva, Augusto Cesar Bozelli, tratará sobre as melhorias realizadas na estrutura.
Serviço
Dia de Campo MIPGrãos (Manejo Integrado de Pragas em Grãos Armazenados)
Data: 9 de fevereiro de 2010
Horário: das 13h30 às 18h
Local: Cocari - Unidade de Marialva
Avenida Cristóvão Colombo, 4309 - Marialva-PR
Mais informações:
(Fonte: Cocari)
Seguindo uma tradição de muitos anos, a diretoria do Sistema Ocepar esteve reunida nesta segunda-feira (07/02), no estande da Ocepar/Coodetec, no primeiro dia do Show Rural Coopavel, em Cascavel, Oeste do Estado. Durante toda manhã, sob a coordenação do presidente João Paulo Koslovski e de 12 diretores, foram discutidos diversos assuntos. O superintendente José Roberto Ricken também acompanhou a reunião. O encontro foi ainda prestigiado pelo diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek. "O cooperativismo paranaense é um exemplo para o Brasil e para o mundo e a Ocepar tem representado as cooperativas com afinco na defesa dos interesses do setor", disse Samek.
Visitantes - O Show Rural Coopavel deve receber cerca de 20 mil pessoas somente nesta segunda-feira. O evento prossegue até sexta-feira (11/02), quando deverá totalizar 160 mil visitantes, de acordo com estimativas dos organizadores. Mais de 130 jornalistas do Brasil e do exterior estarão fazendo a cobertura do Show Rural do próprio Parque Tecnológico, onde ele acontece. O público pode ainda ter acesso a informações em tempo real pelo twitter (twitter.com/showrural).
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No último sábado (29/1), a Coopeavi deu mais um grande salto rumo ao progresso pelo qual a cooperativa vem passando nos últimos anos. Um empreendimento arrojado, localizado em um espaço com mais de 600m², foi inaugurado na cidade de Caratinga (MG).
Trata-se da 11ª filial da cooperativa que, embora esteja sediada em Santa Maria de Jetibá, tem atuado em várias cidades do Espírito Santo, e agora, a partir desta inauguração, está expandindo sua atuação também para outros Estados.
Para celebrar este marco, um grande evento foi preparado. O relógio marcava 17h quando os dirigentes da Coopeavi descerraram a placa inaugural e os mais de 300 participantes, entre autoridades, cooperados, convidados e colaboradores, puderam conhecer a filial, que mantém o padrão de identidade visual adotado nas outras 10 unidades, com exposição do mix de produtos, que vai desde o adubo, passando pelas rações, fertilizantes, máquinas e equipamentos, contando sempre com profissionais qualificados, prontos e dispostos a atender às demandas dos cooperados.
A cerimônia de inauguração, realizada dentro da própria unidade, teve início com uma benção concedida pelo padre André, da paróquia do Santuário da cidade.
Em seguida, os participantes acompanharam os pronunciamentos do presidente da Coopeavi, Arno Potrarz, do vice-presidente, Argeo Uliana, do diretor comercial, Denilson Potratz e do prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine.
Todas as autoridades ressaltaram a importância da visão de expansão que a cooperativa demonstra com mais essa conquista. Eles também apontaram o imenso potencial que a região de Caratinga oferece para o ramo agropecuário.
Após os pronunciamentos, a equipe de colaboradores da nova filial foi apresentada, com a realização de sorteios de prêmios. Os participantes ainda saborearam um delicioso coquetel e uma apresentação musical marcou o encerramento da inauguração.
Próximos passos
Os projetos da Coopeavi para 2011 não param. Só este ano, a cooperativa irá inaugurar mais uma filial em Minas Gerais, na cidade de Conselheiro Pena, e mais duas filiais no Espírito Santo, nas cidades de Baixo Guandu e Itaguaçu.
(Fonte: OCB-Sescoop/ES; com informações da Ascom/Coopeavi)“Coopeavi inaugura unidade em Caratinga / MG e anuncia mais três novas filiais para 2011
No último sábado (29/01), a Coopeavi deu mais um grande salto rumo ao progresso pelo qual a cooperativa vem passando nos últimos anos. Um empreendimento arrojado, localizado em um espaço com mais de 600m², foi inaugurado na cidade de Caratinga/MG.
Trata-se da 11ª filial da cooperativa que, embora esteja sediada em Santa Maria de Jetibá, tem atuado em várias cidades do Espírito Santo, e agora, a partir desta inauguração, está expandindo sua atuação também para outros Estados.
Para celebrar este marco, um grande evento foi preparado. O relógio marcava 17h quando os dirigentes da Coopeavi descerraram a placa inaugural e os mais de 300 participantes, entre autoridades, cooperados, convidados e colaboradores, puderam conhecer a filial, que mantém o padrão de identidade visual adotado nas outras 10 unidades, com exposição do mix de produtos, que vai desde o adubo, passando pelas rações, fertilizantes, máquinas e equipamentos, contando sempre com profissionais qualificados, prontos e dispostos a atender às demandas dos cooperados.
A cerimônia de inauguração, realizada dentro da própria unidade, teve início com uma benção concedida pelo padre André, da paróquia do Santuário da cidade.
Em seguida, os participantes acompanharam os pronunciamentos do presidente da Coopeavi, Arno Potrarz, do vice-presidente, Argeo Uliana, do diretor comercial, Denilson Potratz e do prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine.Todas as autoridades ressaltaram a importância da visão de expansão que a cooperativa demonstra com mais essa conquista.
Eles também apontaram o imenso potencial que a região de Caratinga oferece para o ramo agropecuário.
Após os pronunciamentos, a equipe de colaboradores da nova filial foi apresentada, com a realização de sorteios de prêmios. Os participantes ainda saborearam um delicioso coquetel e uma apresentação musical marcou o encerramento da inauguração.
Próximos passos
Os projetos da Coopeavi para 2011 não param. Só este ano, a cooperativa irá inaugurar mais uma filial em Minas Gerais, na cidade de Conselheiro Pena, e mais duas filiais no Espírito Santo, nas cidades de Baixo Guandu e Itaguaçu.
(Fonte: OCB-Sescoop/ES; com informações da Ascom/Coopeavi)
A Coopercitrus preparou mais uma surpresa para o início da safra de seus cooperados. São preços acessíveis e condições de pagamento especiais na terceira edição do Balcão do Agronegócio Coopercitrus, que acontecerá nos dias 2 e 3 de fevereiro, das 7h30 às 17h30, inclusive durante o horário de almoço, em todas as lojas da Coopercitrus nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Este evento, que tem o objetivo de proporcionar condições comerciais atraentes que viabilizem as atividades agropecuárias dos produtores rurais, será perfeito para atender os citricultores e os agricultores do setor sucroalcooleiro, já que janeiro é mês de plantio de cana e período de adubação de citros.
Para as demais culturas, sempre é viável garantir o estoque de produtos para o decorrer do ano, ainda mais com a vantagem de se ter uma tabela obtida com preços diferenciados em toda a cadeia de fornecedores da Coopercitrus.
Para Jair Guessi, gerente do departamento de insumos da Coopercitrus, o evento é uma oportunidade de a Coopercitrus fazer vendas favoráveis ao cooperado em diversos aspectos: “Este Balcão do Agronegócio oferecerá condições para compras a curto, médio e longo prazos, com vencimentos adequados para todas as culturas, em especial para a cana. Acredito que a grande vantagem de fazermos eventos nos moldes da Feacoop (Feira de Agronegócios Coopercitrus), em outros períodos do ano, é darmos aos cooperados a oportunidade de planejarem seus pagamentos, compatíveis com os recebimentos de suas atividades agrícolas”.
No Balcão, o produtor irá encontrar uma variedade de insumos, sementes, fertilizantes, máquinas e implementos, com o pagamento facilitado através das linhas de crédito do Finame-PSI (Programa de Sustentação de Investimento), crédito rural e vendas a juros reduzidos, compatíveis com as possibilidades que cada cultura oferece.
O gerente comercial do departamento de máquinas da Coopercitrus, José Geraldo da Silveira Mello, comenta que há uma expectativa bastante positiva para o evento, tendo em vista que os fornecedores da Coopercitrus entenderam a importância da realização da terceira edição do Balcão neste momento da agricultura.
“Conseguimos preços e condições muito favoráveis para a nossa linha de tratores Valtra, implementos, peças, ferramentas, pneus, lubrificantes e máquinas de pequeno porte. Acredito que o 3º Balcão superará os valores alcançados no evento anterior em função dos bons preços das commodities, dos recursos do Finame PSI. E o mais importante é a confiança dos cooperados, que poderão conferir que teremos as melhores condições de preços e prazos do mercado”.
(Fonte: Ocesp)
Os 31 lotes vencedores do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil quebraram o recorde mundial de comercialização nos leilões do Cup of Excellence, realizados via internet, ao obterem uma receita total de US$ 738.506,40.
No pregão, encerrado pouco depois das 18h de terça-feira (18/01), os lotes também bateram o recorde nacional de melhor preço médio, alcançando o valor de US$ 8,32 por libra peso, ou US$ 1.100,53 (R$ 1.846,69) por saca de 60 kg, o que implicou alta de 253,52% em relação ao fechamento do dia na Bolsa de Nova Iorque e ágio de 137,71% sobre o preço de abertura de US$ 3,50.
Segundo Luiz Paulo Dias Pereira Filho, presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), o recorde obtido no leilão é a somatória de esforços conjuntos.
“O produtor leva todo o mérito devido à sua busca por qualidade, mas o sucesso também é fruto do trabalho que realizamos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) na organização do concurso, a quem agradecemos por esse exemplo de união bem sucedida”, destaca.
O maior lance do leilão foi de US$ 25,05 por libra peso (alta de 964,37% ante Nova Iorque), pago pelo consórcio formado entre as empresas Saza Coffee, Ponpon Coffee, Tabei Coffee, Maruyama Coffee (Japão) e Lucca Cafés Especiais (Brasil).
Esse valor equivale a US$ 3.313,49 pagos por cada uma das 20 sacas de Cláudio Carneiro Pinto, campeão do Concurso, proprietário da Grota São Pedro, em Carmo de Minas (MG). O lote do produtor rendeu um total de US$ 66.271,03.
A segunda maior cotação do pregão foi paga ao café da Fazenda Serra do Boné, em Araponga (MG), de Carlos Sérgio Sanglard, vice-campeão do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil.
Seu lote, também de 20 sacas, foi arrematado pelo consórcio formado por Kyokuto Fadie Corporation, Tashiro Coffee, Time's Club for C-COOP e Coffee Libre, que pagou US$ 1.600,53 a saca, gerando um total de US$ 32.011,16. O resultado completo do leilão pode ser acessado no site http://cupofexcellence.org/CountryPrograms/Brazil/2010Program/AuctionResults/tabid/707/Default.aspx.
Além da quebra dos recordes mundial de maior valor comercializado e nacional de melhor média paga, o leilão do Cup of Excellence deste ano chama a atenção pelo maior número de compradores participantes.
“A Marubeni Corporation, um grande comprador mundial, se interessou pelos cafés especiais do Brasil e adquiriu um lote do Paraná. As empresas japonesas mantiveram seu intenso ritmo de participação e a boa novidade deste ano veio da Austrália, cujas empresas estão levando muitos lotes”, comemora Luiz Paulo.
Outro ponto de destaque foi a participação mais efetiva das empresas brasileiras no leilão deste ano. A Fazenda Camocim adquiriu, sozinha, dois dos 31 lotes ofertados. Já a Lucca Cafés Especiais integrou o consórcio que arrematou o café campeão do concurso e deu o maior lance do leilão.
Aberto à participação de todos os produtores de café arábica no País, o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil teve, em sua 11ª edição, as etapas dos júris nacional e internacional. Ambas foram realizadas, em novembro do ano passado, no CEC - Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, local onde também foram feitas as inscrições e a pré-seleção dos lotes.
O 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil teve como juiz principal Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé) – considerada uma das instituições de excelência em organização de eventos sobre cafés especiais.
A coordenação técnica ficou com o classificador e presidente da Agricoffee, Sílvio Leite. A auditoria de todas as etapas foi feita pela conceituada BCS ÖKo-Garantie-Brasil, ao passo que o apoio institucional veio da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), do CEC - Sul de Minas, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).
Criado e organizado pela BSCA desde 1999, o certame foi desenvolvido pelo Projeto Café Gourmet da Organização Internacional do Café (OIC) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A metodologia, introduzida no Brasil a partir de 1997, consiste em avaliar e classificar, de forma sensorial, a qualidade global do café na xícara: em um formulário, os provadores anotam as notas, numa escala de 0 a 100, para propriedades como corpo, sabor, doçura e grau de acidez de cada uma das amostras.
(Fonte: Ascom BSCA)